Novidades

Renault testa carregamento bidirecional de veículos elétricos em Portugal

Nova tecnologia ajusta o carregamento de veículos elétricos às necessidades do utilizador
Texto

O Grupo Renault anunciou agora que escolheu Portugal para o inicio dos seus primeiros testes, em grande escala, para o carregamento reversível ou bidirecional.

Portugal e a Holanda acolhem os primeiros testes desta tecnologia, que tem a particularidade de integrar um carregador reversível integrado no automóvel, o que possibilita que os postos de carregamento existentes necessitem apenas de uma simples adaptação, com custos razoáveis.

Ao longo deste ano será testada, na Europa, uma frota de 15 Renault ZOE com carregamento bidirecional, ou seja, ajusta o carregamento ou o descarregamento da bateria do automóvel em função das necessidades do utilizador e da oferta de eletricidade disponível na rede.

Desta forma os veículos elétricos podem, assim, servir como unidades de armazenamento temporário de energia, tornando-se um elemento chave para o desenvolvimento das energias renováveis. Por outro lado, os clientes, podem beneficiar de uma eletricidade mais económica, sendo mesmo remunerados pelo serviço de fornecimento de energia à rede elétrica.

O Grupo Renault revelou ainda que o carregamento reversível será testado associado a projetos (ecossistemas elétricos ou serviços de mobilidade) em 7 países diferentes e em colaboração com diferentes parceiros. Os primeiros testes, com início imediato, realizam-se em Portugal, na ilha de Porto Santo, e na Holanda e têm como objetivo medir a realização, a grande escala, e quantificar os ganhos potenciais associados.

VEJA TAMBÉM:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente