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Já guiámos a versão desportiva N Line do novo Hyundai i30 SW

Novo i30 SW chega mais elegante e com nova versão N Line
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A Hyundai decidiu renovar a gama i30 e apostou forte no ‘restyling’ que tem na versão SW, uma das suas principais apostas para o mercado nacional, até porque os portugueses continuam a ser fãs deste tipo de modelos.

A marca sul-coreana reforçou os argumentos do Hyundai i30 SW, nomeadamente na linha N Line, introduzida pela primeira vez na i30 Station Wagon, que surge agora com uma imagem mais musculada, potenciada por uma grelha central mais larga, novos grupos óticos e um design dianteiro exclusivo inspirado na aerodinâmica dos aviões a jato, a grelha central inferior aumentou dominando toda a zona do para-choques, numa expressão de robustez e performance.

Na traseira, o para-choques apresenta-se com um novo design que destaca o caráter dinâmico do N Line, enquanto os faróis de nevoeiro reposicionados colocam o centro de gravidade visual mais próximo do solo.

No caso da variante testada, a imagem exterior é reforçada com a introdução de jantes de liga leve de 17’’, ou em opção de 18’’.

No interior, a aposta da Hyundai passou por alterações pontuais de forma a reforçar os pontos positivos deste modelo, entre os quais a ergonomia.

Dessa forma o novo i30 SW, está equipado com a mais recente tecnologia de conectividade, onde se destaca o novo painel de instrumentos digital de 7 polegadas e o novo sistema de navegação com ecrã tátil de 10,25 polegadas, a oferecerem uma experiência de condução moderna e personalizada. Este sistema também é totalmente compatível com o Android Auto e o Apple Car Play.

Para além disso, a nova carrinha da Hyundai está equipada pela primeira vez com todas as funcionalidades da tecnologia Bluelink Hyundai, o que permite ter acesso a informações em tempo real e de controlo do veículo, tudo através de uma aplicação para telemóvel.

O Hyundai i30 SW, apresenta-se como uma proposta familiar e para isso é de referir que a capacidade da bagageira é de 602 litros, expansível até aos 1.500 litros, com os bancos traseiros rebatidos.

De referir que os passageiros do banco traseiro, viajam de forma confortável e com espaço para as pernas, tirando partido dos 4.585 mm de comprimento da nova carrinha e dos 1.795 mm de largura, 1.475 de altura.

É certo que o novo i30 SW continua a fazer uso de materiais duros no seu interior, mas a Hyundai fez um bom trabalho na montagem, já que é notória a ausência de ruídos parasitas, mesmo quando circulamos em estradas com o piso mais degradado.

Detalhes que estamos perante uma variante N Line é coisa que não falta no interior deste modelo, a começar pela alavanca da caixa de seis velocidades que ostenta o conhecido ‘N’, passando pelos pedais em alumínio ou pelo volante.

A versão que testamos está equipada com um bloco 1.0 TGDi de 120 cv e um binário entre as 1500 e as 4000 rpm, que permite alcançar uma velocidade máxima de 196 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/ em 11,4 segundos, um motor que impressiona pela capacidade de resposta quando solicitado pelo acelerador.

Apesar de estarmos ao volante de uma carrinha, a verdade é que os 120 cv de potência, mostram ser suficientes para realizar ritmos mais dinâmicos e condizentes com a linha N Line, nomeadamente em auto estrada, terreno de eleição deste modelo, que se apresenta bastante estável e seguro, beneficiando de um sistema de travagem dotado de discos ventilados na frente e discos sólidos no eixo traseiro.

Não pense, no entanto, que o novo i30 SW desilude em estradas mais sinuosas. É nesse tipo de vias que o condutor consegue tirar partido de uma direção direta e precisa que equipa este modelo, bem como de uma caixa de velocidades suave e precisa na passagem das relações, deixando claro que nova aposta da variante N Line, é um modelo para toda a família, mesmo para os que gostam de se divertir aos comandos de uma carrinha.

Após pouco mais de três horas ao volante do novo i30 N Line, foi fácil perceber a suspensão dianteira tipo McPherson e Multi-Link na traseira, continuam a permitir um bom equilibro entre o conforto e a dinâmica, mesmo quando se trata da variante N Line.

Em matéria de sistemas de assistência à condução e segurança, a nova i30 SW N Line está recheada de ajudas com destaque para o pacote Hyundai SmartSensee onde se destaca a assistência de acompanhamento da faixa de rodagem que ajusta automaticamente a direção para ajudar a manter o veículo no centro da faixa de rodagem.

Para além disso o alerta de tráfego na retaguarda do veículo pode ativar os travões para evitar uma colisão enquanto se está a fazer marcha-atrás, enquanto alerta de arranque do veículo dianteiro avisa o condutor quando o veículo à sua frente começa a avançar nos casos em que há um atraso na reação, por exemplo, nos semáforos.

No que toca a consumos, conseguimos no pequeno teste realizado médias de 5.6 l/100 km litros aos 100 km, que dispararam para os 6.9 l/100 km, quando decidimos tirar partido do potencial dinâmico deste modelo, o que parece aceitável face ao consumo combinado anunciado pela Hyundai que é de 6.2 l/100 km.

A Hyundai já fez saber que os preços do novo i30 SW arrancam nos 23.500 euros, enquanto a versão ensaiada N Line de caixa manual de seis velocidades, tem um preço que começa nos 26.500 euros, para uma proposta a ter em conta num segmento que continua a dar cartas no mercado nacional.

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