Novidades

Adamastor: conheça a fundo o carro desportivo 'made in Portugal'

Produzido na Maia, o Adamastor convida à condução desportiva
Texto

O Adamastor P003RL é um carro português que promete fazer a delicia dos que gostam de velocidade já que a adrenalina na condução desportiva é um dos pilares deste automóvel nacional, que desperta as emoções de quem se senta ao volante.

Este desportivo que recebeu o nome de P003RL, tem uma carroçaria em material compósito e chassis tubular e aposta numa estrutura “lightwheight” que revela toda a sua performance.

Desenvolvido a pensar naqueles que gostam das emoções da pista, o Adamastor não descurou o conforto e a qualidade dos interiores e já foi  homologado para estrada, o que proporcionou muito trabalho.

Francisco Teixeira, responsável da marca portuguesa, explica ao Autoportal que a produção do P003RL é uma pequena série, feita à medida de cada cliente. “Vão ser produzidos entre 10 a 20 automóveis por ano. Neste momento temos já um exemplar comercializado. No entanto, estamos a trabalhar com clientes na cocriação dos seus veículos, já que este é um carro que só se vende após todos os detalhes estarem definidos pelo cliente e só depois dessa fase é que passamos à produção do carro”.

O interesse  pelo desportivo nacional tem crescido nos últimos tempos e Francisco Teixeira acrescentou que em breve novos veículos vão começar a ser produzidos.

“De momento, estamos a tratar de vendas de veículos cocriados, cuja produção só vai arrancar no início do 2º trimestre. Simultaneamente está a decorrer o processo de cocriação de alguns veículos que, devido ao seu elevado grau de personalização e complexidade, só vão chegar às mãos dos nosso clientes em 2020”.

Quanto à mecânica, o Adamastor P003RL possui várias opções na categoria de motores transversais de combustão interna, mas a empresa garante que está preparada para qualquer configuração, mediante avaliação dos técnicos da marca nacional.

Para já, o modelo base está dotado de um bloco Ford Turbo Ecoboost 2.3 litros, com  335 cv de potência e um binário máximo de 475 Nm, e que pode contar com uma caixa de velocidades manual, semiautomática ou sequencial. Estes números permitem que o Adamastor alcance uma velocidade máxima de 255 km/h.

Para além desta versão base é ainda possível optar por um motor Toyota V6 3.5 litros com 273cv de potência e um binário máximo de 350 Nm.

Neste modelo, a caixa de velocidades de fabrico nacional é personalizada de forma a ter relações de transmissão diferentes e mais apropriadas para uma condução em pista.

“Apesar destas opções, é sempre possível aumentar a potência dos motores. Os modelos são construídos nas instalações da marca na Maia, onde se fabrica o chassi seguindo um projecto próprio, carroçaria, interiores e diversos componentes. Para além disso, cerca de 80% dos componentes são de produção nacional, da própria empresa ou de parceiros nacionais”, concluiu Francisco Teixeira.

Quanto a preços, a Adamastor revelou que a versão base do P003RL arranca nos 80.000,00 euros, mais impostos, enquanto a versão com o bloco V6 tem um custo de 98.800,00 euros a que temos de acrescentar os referidos impostos.

Para os interessados fica a garantia que antes de colocarem o português Adamastor na garagem têm a oportunidade de conduzir o P003RL no circuito Vasco Sameiro, em Braga.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias