Novidades

Jaguar coloca olhos em veículos autónomos para testar reação dos peões

Maioria das pessoas preocupa-se com a segurança ao atravessar passadeiras num futuro autónomo
Texto

A Jaguar Land Rover criou veículos autónomos com olhos para testar a reação de peões ao contacto visual e, dessa forma, perceber quanta informação os futuro carros autónomos deverão partilhar com os seus utilizadores ou com os transeuntes para que haja confiança na tecnologia da mobilidade artificialmente inteligente.

O ponto de partida foram estudos apontando para uma percentagem de 63% entre os peões que se preocupam com o nível de segurança que haverá ao atravessar uma passadeira num futuro de carros autónomos.

A Jaguar Land Rover colocou assim olhos virtuais em módulos inteligentes que se deslocam de forma autónoma num cenário de uma rua e que olham para os peões que vão atravessá-la. O teste analisa o comportamento das pessoas enquanto esperam para atravessar.

O projeto inclui uma equipa de psicólogos cognitivos para melhor perceber como o comportamento do veículo afeta a confiança humana na nova tecnologia. O módulo como que olha diretamente para o peão sinalizando que o identificou e pretende parar.

Os níveis de confiança antes e depois do «contacto visual» são registados para saber se o peão tem confiança suficiente em que o veículo parará por sua causa. E este pode ser outro ponto de partida para confiança em mais tecnologia.

“Queremos saber se é benéfico dotar os humanos com informação sobre as intenções de um veículo ou se simplesmente deixar um peão saber que foi reconhecido é suficiente para aumentar a confiança”, refere Pete Bennett, responsável de investigação sobre mobilidade futura da Jaguar Land Rover.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente