Novidades

Veículos autónomos: Ford, Argo e Lyft preparam mil carros para Miami

Mais de mil automóveis autónomos vão ajudar a melhorar a imagem que temos da mobilidade urbana, tornando-a mais eficiente em Miami, nos EUA
Texto

Pegar no seu telefone e solicitar um automóvel que o leve a um determinado local, é algo que já fazemos com um grande à-vontade e até com alguma frequência, mas ainda este ano, na cidade de Miami, o carro que lhe poderá aparecer à frente poderá nem sequer ter condutor.

É o resultado de uma parceria entre a Ford e a Argo AI, mas também com a rede Lyft, que pretende criar uma nova rede de transportes em automóveis ligeiros de condução totalmente autónoma, justamente com a finalidade de transportar passageiros entre dois pontos.

Segundo as informações disponíveis, prevê-se que a frota possa chegar a cerca de mil automóveis de condução autónoma ao longo dos próximos cinco anos e em diversos mercados, sendo que tudo isto implica uma logística tremenda não só na colocação dos carros nas ruas, como também nas equipas que ficam encarregues dos seus abastecimentos, manutenção e limpeza.

Para começar, a Argo e a Ford estão e testar e a mapear toda a estrutura, de forma a iniciar a componente comercial deste serviço em mais cidades do que qualquer outra parceria semelhante já realizada anteriormente. As três companhias envolvidas (Argo, Ford e a Lyft) acreditam que este será um passo de grande importância rumo a uma mobilidade urbana mais eficiente, mais segura e mais amiga do ambiente, com um grande foco em manter a experiência de utilização para o utilizador num patamar acima de tudo o que foi feito até agora.

A primeira cidade a receber este serviço será Miami, ainda durante este ano, seguindo-se a cidade de Austin, no Texas, ao longo do próximo ano. É um futuro mais do que provável e cada vez mais próximo, em que a tecnologia ainda vai avançando mais rápido do que a legislação necessária para que tudo isto possa funcionar com o máximo de segurança, independentemente de todas as variáveis que possam ir surgindo. Mas também com a grande vantagem de poder ir registando novos cenários e situações com cada metro percorrido.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano