Artura: o primeiro híbrido da McLaren chega com 680 cv

  • Redação Autoportal
  • 17 fev, 08:27

Artura é o primeiro modelo eletrificado do construtor britânico de superdesportivos a ser produzido em série

A McLaren revelou na madrugada desta quarta-feira o seu primeiro supercarro ‘Hibrido de Alta Performance’ de produção em série.

A marca britânica estreia no Artura um novo motor a gasolina V6 biturbo de 3.0 litros que debita 585 cv e um binário de 585 Nm, mais leve em 40 kg do que o tradicional V8 que equipa os McLaren, combinado com um motor elétrico que adiciona 94 cv, para uma potência total de 680 cv e um binário máximo de 720 Nm.

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Esta potência permite ao Arturar acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos, apenas 0,2 segundos mais lentos que o P1, e alcançar uma velocidade máxima de 339 km/h.

A McLaren revelou que o motor elétrico do novo Artura é alimentado por uma bateria composta por cinco módulos de íon-lítio, de 7,4 kWh que oferece uma autonomia até 30 km e uma velocidade máxima 130 km/h, em modo 100% elétrico.

Em matéria de carregamento, a bateria do novo Artura pode ser carregada até 80% em apenas duas horas e meia.

O Artura conta ainda com uma nova transmissão de dupla embriaguem de oito velocidades, os modelos anteriores da McLaren estão dotados de caixa de sete velocidades, com tração traseira.

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Para fazer face à performance deste novo Artura, a McLaren dotou este modelo de um diferencial autoblocante eletrónico, com o objetivo e controlar o binário de forma independente no eixo traseiro, que permite bloquear e desbloquear as rodas traseiras de forma individual para melhorar a tração em curva.

Para além disso, a traseira está dotada de uma nova suspensão com triângulo superior e dois braços inferiores e um tirante na frente do centro da roda, o que ajuda maximizar a estabilidade do Artura, bem como a reduzir a subviragem durante a aceleração em curva.

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O sistema de travagem conta com discos de carbo-cerâmicos de 15,4 polegadas na frente e de 15 polegadas na traseira e pinças monobloco de alumínio de seis pistões.

Para além disso, o Artura está dotado de jantes de sete raios de série de 19 polegadas na frente e 20 polegadas na traseira.

O novo supercarro híbrido de alta performance da marca britânica é o primeiro modelo a estar dotado da plataforma McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA).

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A nova plataforma produzida em alumínio e fibra de carbono destina-se a acomodar especificamente motorizações híbridas, num modelo que tem 4,5 m de comprimento e pouco menos de 2,0 m de largura, mas a sua distância entre eixos de 2.640 mm é 30 mm menor que a dos modelos anteriores da McLaren o que contribui para a sua agilidade.

O Artura apresenta um peso de 1.495 kg, que resulta de um trabalho apurado de redução de peso que começou há quatro anos.

A nova plataforma utilizada pelo Artura permite que o novo McLaren integre vários recursos de segurança utilizados pela primeira vez pela marca britânica.

A marca britânica revelou ainda que o seu primeiro modelo híbrido de alta performance conta com as espetaculares portas diédricas, que foram redesenhadas para abrir mais perto do carro.

No interior habitáculo, destaque para o volante e o painel de instrumentos integrados, o que permite ao condutor regular, ao mesmo tempo, a posição de ambos. Para além disso, a alavanca da caixa de velocidades é agora um seletor e está colocada na coluna de direção.

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O Artura conta com quatro modos de condução: Comfort, Sport, Track e o modo E, para uma condução totalmente elétrica.

De série o Artura dispõe de com cruise control adaptativo com stop/go, alerta de saída de faixa de rodagem, reconhecimento de sinalização, entre outras ajudas à condução.

Para além disso o novo McLaren é o primeiro modelo da marca de Woking a estar equipado com o o novo sistema de infoentretenimento MISII, dotado de um ecrã sensível ao toque de alta definição, Apple CarPlay e Android Auto, e novo software de telemetria de pista com função Variable Drift Control, que a o construtor britânico lembra que é só para utilizar em pista.

Os principais comandos, incluindo os modos do motor, são controlados com a ponta dos dedos por meio de um sistema que pode ser facilmente operado sem que o condutor tenha de tirar as mãos do volante.

Já os bancos desportivos elétricos são aquecidos, mas existe a opção de dotar o Artura com bancos mais leves Clubsport que dispõem ajustes extras.

A McLaren já fez saber que o novo Artura vai entrar em produção até ao final do ano.

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