A BMW revelou que o primeiro iX3 totalmente já deixou a linha de produção da joint venture BMW Brilliance Automotive (BBA) em Xangai na China.
Este novo modelo, que entro em produção a 29 de setembro, representa um passo importante na estratégia da BMW já que se trata do primeiro veículo da marca a estar disponível com várias soluções de motorizações.
Para além disso o iX3 é o primeiro modelo a utilizar a tecnologia eDrive de quinta geração, que compreende um motor elétrico, uma unidade eletrónica de gestão e transmissão, compactadas numa unidade singular que requer menos espaço de instalação e é mais leve e que será adotada pelo i4 e pelo iNext que vão ser apresentados em 2021.
O iX3 elétrico é produzido na mesma linha de produção do X3 com motor de combustão, o que segundo a BMW permite garantir um elevado nível de eficiência e flexibilidade na produção.
Recorde-se que o novo iX3 conta com um único motor elétrico que produz uma potência de 282 cv e um binário de 400 Nm, permitindo que este modelo acelere dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos e alcance uma velocidade máxima de 180 km/h controlada eletronicamente.
A bateria de 80 kWh permite uma autonomia até 460 km no novo ciclo WLTP e de 520 km no ciclo NEDC e está integrada no piso do novo modelo, o que segundo a BMW permite reduzir a gravidade do seu novo iX3 em 75 mm em relação ao X3 convencional de forma a conseguir uma dinâmica aprimorada.