Novidades

Mercedes apresenta o EQA: o SUV elétrico com 420 km de autonomia

EQA é o primeiro modelo compacto elétrico a bateria que revela a visão da mobilidade elétrica da Mercedes
Texto

A Mercedes-Benz apresentou esta quarta-feira o EQA, o novo modelo de entrada na gama de elétricos da Mercedes, que revela a visão da mobilidade elétrica da marca, e que conta com uma autonomia superior a 400 km.

Previsto para chegar ao mercado na primavera, o novo EQA 250 é o primeiro de seis modelos EQ, que a Mercedes vai lançar até 2022.

O novo EQA apresenta-se com uma carroçaria tipo SUV e dimensões semelhantes ao do modelo irmão GLA, com 4,46 metros de comprimento, 1,83 metros de largura e 1,62 m de altura.

Em matéria de design, o novo modelo elétrico da Mercedes destaca-se na frente por uma grelha preta, faróis Full LED que estão interligados através de um filamento em fibra ótica que percorre toda a dianteira, enquanto na traseira os farolins também em LED são ligados por uma faixa luminosa.

Para além disso, o novo EQA 250 está equipado com jantes de 20 polegadas com acabamentos de dois ou três tons e detalhes em azul para lembrar que este é um modelo totalmente elétrico.

O novo EQA conta com uma cadeia cinemática elétrica com 140 kW de potência (190 cv), um binário máximo de 375 Nm, e uma transmissão de uma velocidade.

O motor elétrico está montado na frente, é assíncrono e conta com uma bateria de 66,5kWh de capacidade útil, que permite alcançar uma autonomia até 420 km, no ciclo WLTP.

Estes dados permitem ao EQA 250 uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8.9 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. A Mercedes anuncia um consumo médio de 17,7 kWh por 100 km em ciclo WLTP.

Em matéria de carregamento, o novo EQA 250 conta com um carregador de 11 kW, que permite recarregar as baterias em corrente alternada em 5 horas e 45 minutos.

Já com recurso a carregamentos rápidos, com corrente contínua, no máximo de 100 kW de potência, o EQA necessita de cerca de 30 minutos para carregar 80% da bateria.

Para mais tarde está prevista uma versão 4Matic, com tração total, equipada com dois motores elétricos com uma potência de 200 KW, bem como uma versão com autonomia até 500 km.

No interior, as semelhanças com o irmão GLA, são bastantes. O conhecido sistema MBUX está disponível em dois ecrãs de 7,0 polegadas, ou em alternativa de 10,25 polegadas, e conta com navegador, um head-up display a cores e o assistente de voz 'Olá Mercedes'.

O painel de instrumentos foi redesenhado para pode incluir funções específicas de um modelo elétrico, para além de contar com apontamentos em azul e ouro rosa. 

Para além disso, destaque para sistema de navegação de série com a Electric Intelligence, que permite calcular o percurso mais rápido até ao destino. Com base em contínuas simulações de distância, são consideradas as paragens necessárias para carregamento, bem como vários outros fatores como a topografia e a meteorologia.

A imagem moderna deste EQA passa igualmente pelo conhecido esquema de iluminação do painel de bordo, que se estende às saídas de ar do sistema de ventilação do carro, bem como soleiras das portas iluminadas.

Sistemas de ajuda à condução também não faltam neste modelo elétrico, que conta com o sistema de manutenção na faixa de rodagem, travagem automática de emergência, cruise control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, bem como alerta de ângulo morto.

O novo EQA 250 dispõe ainda de um pack de assistência à condução que emite um alerta caso detete peões perto de uma zona com passadeiras.

Em matéria de arrumação, a Mercedes confirmou que o novo EQA 250 conta com uma bagageira que oferece 340 litros de capacidade.

A Mercedes já fez saber que o novo EQA 250 vai chegar na primavera e vai estar disponível na Alemanha por um preço que arranca nos 47.540,50 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano