Nissan Re-Leaf: o protótipo 100% elétrico para emergências

  • Redação Autoportal
  • 1 out 2020, 10:21

Protótipo da Nissan é a resposta elétrica para desastres naturais

A Nissan revelou o seu novo protótipo de automóvel 100% elétrico de resposta a emergências, concebido para um abastecimento móvel de energia após desastres naturais ou eventos climatéricos extremos.

O Re-Leaf é baseado no conhecido Nissan Leaf, o primeiro automóvel elétrico de produção em massa a nível mundial.

Para poder responder a emergências, os engenheiros da marca japonesa dotaram este protótipo de uma maior altura, mais 70 mm para os 225 mm, alagaram a via dianteira em 90 mm e a via traseira em 130 mm.

Para além das modificações que permitem ao Re-Leaf transitar em estradas cobertas por destroços, este protótipo da Nissan conta ainda com fichas de carregamento à prova de água montadas diretamente no exterior do automóvel e uma tomada doméstica interna montada na bagageira, o que permite que os dispositivos de 110-230 V sejam alimentados a partir da bateria de iões de lítio de alta capacidade do automóvel.

Os bancos traseiros foram removidos e o piso nivelado para permitir o armazenamento de equipamento essencial. Uma divisória personalizada também separa os bancos dianteiros da área de carga.

Depois do RE-LEAF chegar a uma zona de desastre, um tampo personalizado estende-se da bagageira com um ecrã LED de 32 polegadas e uma alimentação dedicada cria um conector operacional para a gestão de comunicações e do processo de recuperação.

A Nissan adiantou ainda que o sistema de energia do Re-Leaf está preparado para alimentar vários dispositivos elétricos em simultâneo, como equipamento médico, comunicações, iluminação e outros aparelhos de suporte de vida.

O Re-Leaf foi criado para demonstrar o potencial dos automóveis elétricos na recuperação de desastres. Embora o automóvel seja apenas um protótipo de trabalho, a tecnologia existe para ser usado no mundo real. No Japão, a Nissan tem utilizado o Leaf para fornecer abastecimento e transporte de emergência após desastres naturais desde 2011 e a empresa formou parcerias com mais de 60 autoridades locais para apoiar os esforços de ajuda em situações de desastre.

RELACIONADOS

Novo Nissan Z não virá para a Europa: saiba porquê

Nissan Z Proto: a marca do Z está de volta com caixa manual

Nissan Leaf chega às 500.000 unidades produzidas

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS