Novidades

Renault já tem preços e data para a chegada do novo Twingo elétrico

Novo Twingo 100% elétrico promete até 225 km de autonomia em modo Eco.
Texto

A Renault anunciou que abriu as encomendas para o novo Twingo Electric que vai chegar ao mercado nacional em janeiro de 2021.

Quase 30 anos depois da apresentação de um dos modelos mais urbanos da marca francesa, o Twingo chega desposto a surpreender, com uma versão 100% elétrica, que a Renault diz ser o mais acessível de todo o mercado de automóveis elétricos.

O novo Twingo surge equipado com uma bateria de iões de lítio de 22 kWh de capacidade, refrigerada a líquido, que segundo a Renault permitirá uma maior longevidade porque garante uma temperatura de funcionamento mais estável em condições de utilização mais exigentes.

Esta bateria permite ao Twingo elétrico reivindicar uma autonomia para 270 km em cidade e 190 km em ciclo completo WLTP. Contudo, em modo Eco a Renault anuncia que a autonomia pode aumentar até 225 km, o suficiente para uma semana de utilização sem carregamentos, para quem percorre uma média de 30 quilómetros diários.

A bateria alimenta o motor elétrico com 82 cv (60 kW) e 160 Nm de binário, que permite ao Twingo alcançar uma velocidade máxima de 135 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 12,9 segundos.

Em matéria de carregamento, o novo Twingo beneficia da tecnologia do carregador Camaleão, desenvolvido para o Zoe, que permite a versatilidade de carga com corrente alternada (AC) em casa e com uma wallbox de 7 kW ou nos postos públicos com potências de carregamento de 2,4 aos 22 kW.

Com este carregador o Twingo pode recuperar cerca de 80 km em apenas meia hora.

Tendo como base a plataforma da Renault para veículos elétricos, o Twingo Z.E. não apresenta um design muito diferente dos modelos térmicos, mas a Renault aprimorou este modelo com recurso a vários detalhes em azul que o identificam como modelo 100% elétrico.

Entre os detalhes o destaque vai para a grelha que surge com um tom de azul, tal como uma linha que percorre todo o comprimento do carro e as jantes que contam com um círculo azul que permite destacar o logo da Renault.

Para além disso, outro dos atributos deste elétrico da Renault é o seu ângulo da viragem das rodas dianteiras de 45º, bem como o raio de viragem de 4,30 metros, o que lhe permite fazer manobras nas ruas mais estreitas das cidades.

No interior o Twingo Z.E. beneficia de uma nova e mais funcional consola central, com um porta-objetos integrado, perfeito para transportar copos, garrafas, ou um smartphone colocado em posição vertical e oferece várias opções de personalização, que permitem definir a cor da faixa do tablier, saídas de ar ou da caixa de velocidades.

Em matéria de preços, a Renault fez saber que o novo Twingo elétrico arranca nos 22.200 euros com bateria incluída, enquanto para empresas, o preço começa nos 18.000 euros, já que os clientes empresariais beneficiam da dedução integral do valor do IVA e as primeiras entregas estão marcadas para o inicio do próximo ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias