Novidades

Skoda revela o Enyaq iV: o SUV elétrico com autonomia até 510 km

Novo modelo da marca checa vai chegar ao mercado no próximo ano
Texto

A Skoda entrou esta terça-feira no clube dos construtores de veículos 100% elétricos, ao apresentar o novo Enyaq iV.

A celebrar os seus 125 anos, a marca checa assinalou a data com a apresentação mundial do primeiro elétrico a ser desenvolvido de raiz pela Skoda e que permite à marca regressar aos veículos de tração traseira.

O novo modelo da casa de Mladá Boleslav é um SUV e tem por base a plataforma MEB do grupo Volkswagen e por isso as semelhanças com o seu ‘irmão’ VW ID4 são grandes.

O Enyaq iV é bastante generoso nas suas dimensões já que conta com 4.648mm de comprimento, 1.877mm de largura e 1.618mm de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2.765mm.

Em matéria de design, o novo Skoda Enyaq iV surge na linha do novo estilo da marca checa e apresenta uma grelha que pode ser iluminada opcionalmente através de 130 díodos emissores de luz. Da mesma forma, os faróis podem ser Matrix LED e o cliente tem a possibilidade de escolher jantes de liga leve de 18 a 21 polegadas.

A gama Enyaq iV vai chegar ao mercado em cinco versões (50, 60, 80, 80x e vRS), com um ou dois motores elétricos, com tração traseira ou total.

O novo SUV elétrico da Skoda vai estar disponível com três tipos de bateria, com potências que variam entre os 148 e 306 cv, enquanto as autonomias variam de 340 a 510 quilómetros.

Assim o Enyaq 50 iV será o modelo de entrada com tração traseira este modelo vai contar com uma bateria de 55 kWh de capacidade que vai garantir uma autonomia até 340 km e capaz de debitar 148cv de potência e um binário de 220 Nm

Já o Enyaq 60 iV vai dispor de tração traseira e com uma bateria de 62 kWh vai contar com uma autonomia até 390 km e debitar 179 cv de potência e um binário de 310 Nm.

Por seu lado o Enyaq 80 iV será capaz de oferecer uma autonomia até 500 km e uma potência de 204 cv e um binário de 310 Nm.

A Skoda desenvolveu ainda duas versões de tração integral do seu novo modelo 100% elétrico, o Enyaq 80x iV e o Enyaq vRS iV, com 265 cv e 305 cv respectivamente, ambas com capacidade para alcançar uma autonomia até 460 km.

A versão mais potente do elétrico da Skoda será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h.

A marca checa revelou ainda que em matéria de carregamento o novo Enyaq iV vai poder ser carregado numa tomada AC de 2,3 kW, bem como através de um carregador de parede de 11 kW. Para alem disso o elétrico da Skoda pode suportar carregamentos rápidos de 125 kW o que vai permitir carregar a bateria entre 10 e 80% em 38 minutos.

No interior o destaque vai para o ecrã de infoentretenimento de 13.0 polegadas, que permite controlar muitas das funções do veículo.

Por baixo do ecrã de infoentretenimento estão colocados um conjunto de botões e uma consola central de grandes dimensões.

Para além do ecrã central de dimensões generosas, o painel de instrumentos está dotado de um head-up display com realidade aumentada.

A Skoda revelou ainda que beneficiando da generosa distância entre eixos, o novo modelo oferece um interior espaçoso e uma capacidade de carga de 585 litros.

O primeiro modelo elétrico a ser desenvolvido de raiz pela Skoda vai chegar ao mercado europeu em 2021, mas a marca checa já fez saber que vai comercializar uma edição especial, Founders Edition, limitada a 1.895 unidades, de forma a homenagear o ano de fundação da marca.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”