Volta Zero: novo camião 100% elétrico chega em 2022

  • Redação Autoportal
Novo pesado elétrico conta com uma autonomia de 150 a 200 km

A empresa sueca Volta Trucks, nova fabricante de veículos elétricos, revelou agora o seu primeiro comercial totalmente elétrico de 16 toneladas projetado especificamente para a distribuição de cargas no centro da cidade.

A marca fez saber que o Volta Zero é o primeiro veículo comercial de grande porte totalmente elétrico na Europa a usar um eixo inovador para conduzir as rodas traseiras, em vez do motor elétrico convencional.

O motor elétrico único, a transmissão e o eixo do Volta Zero estão contidos numa unidade leve e compacta que é mais eficiente, proporcionando um alcance maior.

O Volta Zero foi projetado e construído em torno de baterias e tecnologias de motorização otimizadas. Admitindo soluções à medida, a marca sueca revelou que a capacidade das baterias varia entre os 160-200 kWh.

Este camião totalmente elétrico conta com 9.460 mm de comprimento, 3.470 mm de altura e 2.550 mm de largura, com uma distância entre eixos de 4.800 mm. O peso bruto do veículo é de 16.000 kg e pode transportar até 8 600 Kg de carga, com uma autonomia de 150 a 200 km, consoante a carga e outros fatores. A velocidade máxima está limitada a 90 km/h.

Devido ao seu inovador motor elétrico, o Volta Zero tem 90% menos peças mecânicas do que um veículo com motor de combustão interna equivalente.

Desta forma a Volta Trucks pretende comercializar este camião a um preço similar ao de um veículo convencional a diesel, apostando assim na facilidade de manutenção e num preço competitivo.

Para além de totalmente elétrico o Zero é um pesado totalmente fabricado de forma sustentável, com a carroçaria feita de fibra de linho cultivada naturalmente e resina biodegradável, o que segundo a Volta Trucks permitiu reduzir o CO2 do fabrico tradicional em mais de 75%.

Projetado e pensando para aumentar a segurança de todos os utilizadores da estrada, a cabine do Volta Zero fica numa posição mais baixa permitindo desta forma que o condutor tenha uma posição de condução mais baixa que um camião convencional e ao centro da cabine, permitindo um amplo campo de visão do ambiente urbano de aproximadamente 220 graus.

Adicionalmente, o condutor pode contar com uma visão de 360 graus com recurso a um conjunto de câmaras espalhadas pelo camião, evitando desta forma os ângulos mortos.

O Volta Zero está dotado dos mais recentes sistemas avançados de assistência à condução onde se destacam a Direção Ativa, Assistência de Sinalização Rodoviária e Assistente de marcha atrás com com apoio de uma câmara, Lane Change Assist e Lane Departure Warning.

A marca sueca revelou que a produção do Volta Zero deverá começar em 2022 no Reino Unido.

  • TEMAS:
  • Volta Zero

  • Carros elétricos

  • Volta Trucks

Veja mais