Novidades

Tesla prepara baterias mais baratas para durarem 1,6 milhões de km

Final de maio poderá trazer anúncio de uma revolução no fabrico de veículos elétricos
Texto
Fábrica da Tesla na China (Associated Press)
Fábrica da Tesla na China (Associated Press)

A Tesla está a trabalhar num novo modelo de baterias para os veículos elétricos (EV) que não só serão mais baratas como terão uma primeira vida que poderá alcançar 1,6 milhões de km antes de terem outro destino também utilizável.

Segundo noticia a Reuters, essa deverá ser uma das revelações que Elon Musk tem guardada para o «Dia da Bateria» anunciado para o final deste mês e antecedido por promessas de (r)evoluções na tecnologia das baterias.

As novas baterias estão a ser desenvolvidas pela Tesla em conjunto com a empresa chinesa Comtemporary Amperex Technology Ltd (CATL). No plano dos custos, estas baterias diminuirão o recurso ao cobalto tornando-as um componente de baixo custo que poderá aproximar o preço de um EV do preço de um veículo com motor de combustão.

No plano do desempenho, a novidade das composições químicas, dos materiais e dos revestimentos conseguirão reduzir o esforço interno das baterias permitindo-lhes armazenar mais energia por períodos mais longos.

A Reuters adianta que a Tesla também já prepara um fabrico massivo de baterias em ‘terafábricas’, que podem ser 30 vezes maiores do que uma atual «gigafábrica’, e que uma das segundas vidas das baterias poderá ser a utilização nas redes de fornecimento de energia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias