Mercedes dá ao novo CLA Coupé um QI de fazer inveja

  • Redação Autoportal
O novo Mercedes CLA Coupé
Novo modelo foi apresentado na CES de Las Vegas

A Mercedes apresentou nesta terça-feira o novo CLA Coupé prometendo para esta geração um grau de tecnologia que deixa o compacto da marca um grau de inteligência de «fazer inveja» pela evolução do sistema MBUX («Mercedes-Benz User Experience») para a condução.

A apresentação em Las Vegas num mercado norte-americano muito recetivo ao primeiro compacto da marca a que teve acesso não estranha, mas muito menos estranha que a apresentação tenha sido feita na CES, a feira de consumíveis eletrónicos onde há um ano foi também apresentado MBUX.

“Agora vamos para o nível seguinte com um sistema de assistência inteligente interior para a classe compacta. Ao reconhecer gesto facilita a operação natural”, disse Ola Källenius, membro do conselho de administração da Daimler.

“A nova edição do CLA desenvolvida num modo mais inteligente é ainda mais emocional e desportiva do que o seu antecessor”, disse Britta Seeger, também membro do conselho de administração da Daimler, responsável pelas vendas e marketing.

A nova tecnologia do próximo CLA Coupé está no Interior Assist do MBUX que reconhece de forma inteligente comandos a partir de gestos e de voz (reagindo apenas à última pessoa que diz «Hey Mercedes» para evitar confusões), ao sol ou no escuro, detetando logo a intenção quando a mão se aproxima do ecrã ou, por exemplo, iluminando o lugar desocupado do pendura se o condutor se inclinar para ele no escuro.

Ou também no assistente de condução Intelligent Drive. Mas também mais. Mais ainda do que novos assistentes de condução adotados do Classe S, o novo Mercedes CLA Coupé poderá pela primeira vez rodar em modo semiautónomo em algumas situações dotado que está, através de radar e câmaras, de uma «visão» até 500 metros.

Mais comprido e mais largo, com o centro de gravidade mais baixo traduzindo as características mais desportivas dos novos compactos da marca a nova geração CLA Coupé traz também uma aerodinâmica melhorada com o avental traseiro, na grelha do radiador (dos diamantes), na altura do difusor, ou nos novos spoilers a circundar as rodas.

O equilíbrio entre elegância e músculo desportivo é realizado entre um interior inspirado pela alta tecnologia e vanguardismo jovem (seja no volante, na consola ou nos bancos), com um tabliê contínuo de uma porta a outra sem descontinuidade visual, ou nas ventilações com o estilo de turbina e entre um capô esticado e inspirado no nariz de um tubarão e uma traseira estilo GT, com portas sem moldura ou a chapa de matricula traseira inserida no para choques.

O modelo apresentado em Las Vegas foi o CLA 250 de quatro cilindros a gasolina com 225 cv de potência, 350 Nm de binário e transmissão 7G-DCT de dupla embraiagem. Mas quando for lançado no mercado em maio, o Mercedes CLA Coupé trará uma gama de motorizações diesel e a gasolina com transmissões manuais e de dupla embraiagem e 4Matic de tração integral

A apresentação do novo Mercedes CLA Coupé (que terá uma Edition 1 no primeiro ano com pormenores exclusivos exteriores e interiores) pode ser revista no vídeo que se segue:

  • TEMAS:
  • Mercedes

  • CLA

  • CES Las Vegas

Veja mais