Hyundai e FIA arrancam com o Champions World Tour no WRC

Novos talentos vão mostrar-se ao volante do novo i20 Rally2
Texto
Hyundai i20 N Rally2
Hyundai i20 N Rally2

A Hyundai anunciou uma parceria com a Federação Internacional do Automóvel (FIA) para apoiar talentos dos ralis a nível global com a criação do Champions World Tour no WRC ao volante do i20 N Rally2.

O modelo do novo FIA Rally Champions World Tour com o patrocínio da Hyundai já marcado até 2024 consistirá na participação em provas do WRC por duplas de piloto e navegador vencedoras em campeonatos regionais de ralis: África; Ásia-Pacífico; Codasur; Médio Oriente; e Nacam.

“Esta iniciativa (...) contribuirá para dinamizar os campeonatos regionais e fazê-los mais competitivos em todos os continentes. Ao criar uma via para os concorrentes não europeus até ao topo da pirâmide conseguir-se-á mais diversidade no WRC gerando mais cobertura dos media, nomeadamente com heróis locais a representarem os seus continentes”, afirma Yves Matton, o diretor de ralis da FIA.

Os campeões destas etapas regionais terão como prémio as participações em provas do Mundial de Ralis de 2022. Nos anos de 2023 2 204, os melhores do ano anterior também manterão a participarão no ‘tour’ pelo WRC juntamente com os novos talentos regionais.

A abertura ao novo talento vai ser feita com o Hyundai i20 N Rally2 com homologação para o WRC2 prevista para o final deste ano em substituição do i20 R5. Desenvolvido pela Hyundai Motorsport Customer Racing, o i20 rally2 é uma máquina com um bloco 1.6 turbo com 290 cv de potência e 420 NM de binário com uma caixa sequencial de 5 velocidades e tração integral.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos