Novidades

Porsche aposta na manutenção preditiva com solução de chassi digital

Com a recolha de dados através dos sensores integrados no veículo é possível detetar eventuais falhas nos componentes, mesmo antes destas acontecerem
Texto

Diagnóstico permanente dos componentes do veículo e manutenção preditiva é o que propõe a Porsche com o desenvolvimento do seu chassis gémeo digital. A solução tecnológica desenvolvida pelos especialistas em software da Porsche desde há cerca de três anos a esta parte é, no fundo, uma cópia virtual de um objeto existente (no caso, os chassis dos seus modelos), que permite uma análise, monitorização e diagnóstico com base em dados, sem os desafios e restrições dos testes do mundo real.

O gémeo digital de um veículo compreende não apenas os dados regulares de funcionamento que recolhe, mas também quaisquer dados com ele relacionados, tais como informações obtidas durante manutenções programadas e reparações inesperadas. Com esta solução, toda a informação recolhida através dos sensores integrados nos modelos Porsche permite que o potencial desgaste dos componentes, ou mesmo eventuais falhas, possa ser identificado antes mesmo de ter ocorrido, o que constitui uma vantagem significativa do ponto de vista da segurança.

Porsche aponta a carros com e-fuel tão limpos como os veículos elétricos

O projeto que atualmente está a ser gerido pela Cariad, a empresa de software automóvel dentro do Grupo Volkswagen, centra-se nos componentes do chassi do automóvel por serem os que estão sujeitos a maiores cargas. Ao criar-se uma cópia digital dos mesmos, qualquer avaria específica é identificada de forma imediata, mesmo antes de o condutor ou a oficina darem conta de um problema.

De acordo com a Porsche, com esta abordagem centrada na manutenção preditiva, os tempos de permanência em oficina poderão ser reduzidos, o que resulta numa diminuição de custos para os clientes, já que os técnicos saberão com antecedência quais os componentes a substituir e assim não perderão tempo em análises exaustivas.

A monitorização dos componentes da suspensão pneumática do Porsche Taycan é o primeiro teste prático no qual o chassi digital está a ser utilizado. Os dados são avaliados e transferidos via Porsche Connect para o sistema central, o qual compara continuamente os dados de cada veículo com os de toda a frota em circulação, para assim poder detetar qualquer desvio ao comportamento padrão.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano