Porsche aposta na manutenção preditiva com solução de chassi digital

  • Redação Autoportal
  • 13 nov, 11:30

Com a recolha de dados através dos sensores integrados no veículo é possível detetar eventuais falhas nos componentes, mesmo antes destas acontecerem

Diagnóstico permanente dos componentes do veículo e manutenção preditiva é o que propõe a Porsche com o desenvolvimento do seu chassis gémeo digital. A solução tecnológica desenvolvida pelos especialistas em software da Porsche desde há cerca de três anos a esta parte é, no fundo, uma cópia virtual de um objeto existente (no caso, os chassis dos seus modelos), que permite uma análise, monitorização e diagnóstico com base em dados, sem os desafios e restrições dos testes do mundo real.

O gémeo digital de um veículo compreende não apenas os dados regulares de funcionamento que recolhe, mas também quaisquer dados com ele relacionados, tais como informações obtidas durante manutenções programadas e reparações inesperadas. Com esta solução, toda a informação recolhida através dos sensores integrados nos modelos Porsche permite que o potencial desgaste dos componentes, ou mesmo eventuais falhas, possa ser identificado antes mesmo de ter ocorrido, o que constitui uma vantagem significativa do ponto de vista da segurança.

PUB
PUB
Porsche aponta a carros com e-fuel tão limpos como os veículos elétricos
PUB

O projeto que atualmente está a ser gerido pela Cariad, a empresa de software automóvel dentro do Grupo Volkswagen, centra-se nos componentes do chassi do automóvel por serem os que estão sujeitos a maiores cargas. Ao criar-se uma cópia digital dos mesmos, qualquer avaria específica é identificada de forma imediata, mesmo antes de o condutor ou a oficina darem conta de um problema.

De acordo com a Porsche, com esta abordagem centrada na manutenção preditiva, os tempos de permanência em oficina poderão ser reduzidos, o que resulta numa diminuição de custos para os clientes, já que os técnicos saberão com antecedência quais os componentes a substituir e assim não perderão tempo em análises exaustivas.

PUB

A monitorização dos componentes da suspensão pneumática do Porsche Taycan é o primeiro teste prático no qual o chassi digital está a ser utilizado. Os dados são avaliados e transferidos via Porsche Connect para o sistema central, o qual compara continuamente os dados de cada veículo com os de toda a frota em circulação, para assim poder detetar qualquer desvio ao comportamento padrão.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Porsche 718 Cayman GT4 RS pulveriza marca do irmão mais pequeno no Nordschleife

Porsche já tem bancos à medida feitos em impressoras 3D para vários modelos

Mission R: o novo Porsche elétrico que vai até aos 800 kW de potência

Porsche 911 GT2 RS Clubsport 25: edição limitada a especialistas

Porsche escolhe República Checa para desenvolvimento de software

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS