De acordo com notícias da Automotive News, citando a Bloomberg, o CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares deixou um "aviso" a todas as marcas do grupo que tem uma década para cumprir o plano de negócios.
Esta comunicação pode à primeira vista parecer um ultimato, mas na verdade funciona ao contrário pois é considerada como um alerta para a oportunidade que cada marca irá ter.
Carlos Tavares disse numa conferência da AN que não é comum um CEO dar uma oportunidade destas às marcas, e que, por isso, mostra que o grupo Stellantis tem um plano de negócios planeado para a próxima década, o que dará uma oportunidade às marcas.
Citado pela Bloomberg, Carlos Tavares foi mais longe:
“Nós amamos as marcas todas, nós não queremos matar aquilo que amamos”.
As marcas terão oportunidade de utilizar fundos para realizar lançamentos de novos modelos, investir em novas tecnologias e provar todo o seu valor.
Ainda assim, os analistas norte-americanos julgam que este pode ser, em especial, um aviso à Chrysler, marca que nos últimos anos mostrou apenas duas mini-vans e um sedan e que parece estar mais atrasada na utilização de algumas tecnologias do que alguns dos parceiros no grupo, em particular as mais fortes na Europa.
Quatro meses após a fusão de grupos/marcas que deu origem à Stellantis esta declaração pode ser encarada pelos mercados financeiros como um sinal de confiança do CEO em toda a estrutura.
Para já, tem 10 anos para cumprir o plano de negócios.