Novidades

Vaporizar de mais ao volante vai dar multa e tirar pontos em Inglaterra

Penalizações podem ir atè à inibição da condução
Texto
Cigarro eletrónico (Associated Press)
Cigarro eletrónico (Associated Press)

Os condutores em Inglaterra que fumem cigarros eletrónicos quando estiverem ao volante e podem ser penalizados com multas e penalizações de pontos se o vapor dentro do veículo lhes obstruir a visão e for, assim, prejudicial à condução.

Fumar os cigarros eletrónicos ao volante não é ilegal para os britânicos, mas, se for considerado que o vapor está a obstruir a condução em segurança, as multas serão de 100 libras (cerca de 117 euros) e haverá uma penalização de três pontos na carta.

Mas isto é o mínimo. Em casos mais graves – como em acidentes, por exemplo – ou que sejam dirimidos em Tribunal, a penalização pode acabar nas 5 mil libras (cerca de 5.900 euros) de multa e nos nove pontos de penalização, ou até mesmo na inibição de conduzir.

“Qualquer atividade secundária que tire os olhos da estrada é potencialmente perigosa. Além de ser uma distração física, vaporizar ao volante pode criar problemas de visibilidade se forem produzidas nuvens de fumo. Se o uso de um cigarro eletrónico durante a condução levar um automobilista a envolver-se numa colisão, então, o ato pode ser considerado condução descuidada – o que é uma infração”, referiu ao jornal «The Sun» o presidente da Sociedade Real para a Prevenção de Acidentes.

Nick Lloyd acrescentou ainda que a tendência entre os britânicos para vaporizar ao volante é “crescente e preocupante”, assim como o jornal lembra também que os seguros podem não cobrir danos de um acidente em que a visão possa ter sido afetada pelo vapor dentro do veículo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos