Novidades

Cinturato All Season SF2 é o novo pneu da Pirelli para todas as estações do ano

Novo pneu da Pirelli garante segurança em todas as condições metrológicas
Texto

A Pirelli continua empenhada em oferecer aos automobilistas pneus para todas as condições metrológicas, e por isso apresentou esta terça-feira a segunda geração do Cinturato All Season SF2.

Destinado a um segmento em crescimento em toda a Europa, e segundo a marca italiana pode representar cerca de 20% das vendas de pneus dentro de cinco anos, o novo Cinturato All Season SF2, é um pneu que oferece o mesmo grau de segurança durante todo o ano e em todas as condições.

Pensado para condutores que percorrem cerca de 25.000 quilómetros por ano, o novo pneu da Pirelli está disponível em 65 tamanhos, de 15 a 20 polegadas, contando com o símbolo M + S juntamente com a marcação 3PMSF (floco de neve em formato montanha com três picos), que indica o excelente desempenho do pneu em condições de inverno e certifica a conformidade com a legislação europeia.

A marca italiana revelou que a grande inovação deste pneu está na nova banda de rodagem adaptável e numa área de contacto uniforme, fatores que maximizam a segurança da condução e a vida útil do pneu em cerca de 50% em comparação com o Cinturato All Season Plus.

Estre resultado foi alcançado com recuso à utilização de novos materiais compostos, bem como à melhoria da rigidez localizada na banda de rodagem que permite assim uma menor resistência ao rolamento e dessa forma consumos menores de combustível e maior autonomia no que toca a veículos elétricos, no caso de pneus com tecnologia Elect.

Na prática, o novo pneu da Pirelli está dotado de um sistema que deriva da tecnologia 3D e que permite no inverno que os sulcos da banda de rodagem estejam abertos, de forma a permitir uma travagem segura. Já em pisos secos ou molhados, os sulcos fecham para melhor aderência, transformando assim a banda de rodagem num pneu de verão ou de inverno.

Alias em condições de chuva, e de acordo com a Pirelli, o novo Cinturato All Season SF2 consegue retirar qualquer coisa como 14,2 litros de água do asfalto, de forma a evitar situações de ‘aquaplaning’.

Para dar ainda mais segurança ao condutor, o Cinturato All Season SF2 também está disponível em alguns tamanhos com a tecnologia 'Seal Inside', que permite continuar a conduzir sem fugas de ar mesmo em caso de furos até 4 mm.

Desta forma um composto especial que equipa o interior do pneu envolve o corpo estranho a partir do momento em que se regista o furo, mantendo a pressão no interior do pneu. A partir do momento em que o objeto é removido, o composto veda o orifício, evitando que o pneu perca ar.

Para além disso, o sistema da Pirelli 'Self-Supporting Run Flat' está igualmente disponível, de forma a melhorar a condução sem comprometer o desempenho.

Este sistema mantém o veículo estável em situações em que a pressão dos pneus cai de forma repentina, e ao mesmo permite que o condutor possa continuar a viajar em total segurança durante 80 km a uma velocidade máxima de 80 km/h.

Os pneus Pirelli com esta tecnologia contam com reforços específicos inseridos nas paredes laterais da estrutura interna e conseguem suportar cargas laterais e transversais do veículo, mesmo na ausência de pressão.

Este novo Cinturato All Season SF2 foi igualmente pensado para veículos elétricos e nesse sentido apresenta compostos, estrutura e piso que segundo a Pirelli, garante uma baixa resistência ao rolamento de forma a maximizar a sua autonomia, enquanto proporciona silêncio no interior do habitáculo, e uma aderência imediata para fazer face aos valores de potência e binário a baixas rotações típicas dos automóveis elétricos.

A Pirelli que é o fornecedor exclusivo de pneus da Fórmula 1, convidou Nico Rosberg, campeão do mundo de F1 em 2016, para colocar à prova o novo Cinturato All Season SF2 no centro de testes da marca.

O antigo piloto mostrou-se bastante agradado com o novo pneu para todas as estações, nomeadamente em situação de piso molhado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias