Novidades

Pirelli cria pneu inteligente que se adapta à temperatura ambiente

Nova geração do Cinturato P7 introduz composto que se adapta aos pisos seco e molhado
Texto
Pirelli Cinturato P7
Pirelli Cinturato P7

A Pirelli revelou a nova geração dos pneus Cinturato P7 anunciando a atualização do modelo lançado em 2009 com inovações tecnológicas que o deixam dotado de um composto que tem uma “inteligência mecânica” que se adapta às diferentes temperaturas ambientes.

Numa forma de composto “dois em um”, o novo Cinturato P7 junta ao desempenho em piso seco do seu predecessor uma evolução na resposta em piso molhado, com cenários de aquaplaning e travagem em particular – a Pirelli anuncia que o novo pneu ganha quatro metros numa imobilização a partir dos 100 km/h por via do trabalho de conjugação com a eletrónica dos novos sistemas de segurança.

Além da preocupação primordial com a segurança, a fabricante italiana anuncia ainda ganhos no conforto quer na acústica durante a rodagem quer na dinâmica tanto em curvo como numa maior absorção dos ressaltos da estrada. O novo Pirelli Cinturato P7 aumenta o seu tempo de vida em 6% e a diminuição da resistência ao rolamento melhora a eficiência nos consumos em 4%.

A inovação tecnológica primordial introduzida pela Pirelli está na banda de rodagem do novo Cinturato P7 que é enriquecida com resinas de silicone específicas que aumentam a aderência e melhoram a função dos polímeros do pneu.

Estes materiais sintéticos são modificados quimicamente para melhorarem a interação com o silicone, com estes polímeros a terem a capacidade de mudar de acordo com a temperatura de funcionamento do pneu; ou seja, o novo composto ganha a tal “inteligência mecânica” graças a uma melhor distribuição das partículas de silicone e à interação entre elas e o pneu pode ter diferentes características de acordo com a condução e a temperatura.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias