Porsche aponta a carros com e-fuel tão limpos como os veículos elétricos

  • Redação Autoportal
  • 21 fev, 20:07
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim
Porsche e Siemens produzem combustíveis sintéticos

Marca alemã explica as vantagens dos combsutíveis sintéticos

A Porsche acredita que os veículos com motor a combustão alimentados por combustíveis sintéticos serão tão limpos em relação ao ambiente como são os veículos elétricos.

A fabricante alemã de carros desportivos de luxo e a Siemens Energy anunciaram recentemente a intenção de criar a primeira fábrica de escala internacional para a produção de combustíveis sintéticos.

À margem da apresentação nesta semana do novo 911 GT3, o vice-presidente da Porsche com responsabilidade no desporto motorizado e nos carros GT, Frank Walliser, explicou à «Evo Magazine» o impacto benéfico para o ambiente que o e-fuel trará.

“Os combustíveis sintéticos são muito importantes para nos permitir reduzir a nossa produção de CO2. As emissões são muito melhores do que as do atual combustível das bombas, com menos partículas e NOx produzidos: os combustíveis sintéticos têm entre oito a 10 componentes enquanto a gasolina tem hoje 30 a 40 e nem todos são bem vindos.”

É desta forma que os responsáveis da Porche assume que um veículo alimentado por e-fuel serão tão menos poluente com o são os elétricos.

“O combustível sintético é mais limpo e não há sub-produtos e quando começarmos a produção em pleno esperamos uma redução de CO2 de 85%. De uma perspetiva do poço [de petróleo] à roda [do veéiculo] – e tem de considerar-se a perspetiva – este será o mesmo nível de CO2 produzido no fabrico e utilização de um veículo elétrico.”

A Porsche pretende desde logo ser a primeira consumidora deste combustível verde em vias de começar a ser produzido, com a sua gama de modelos já apta para a utilização do e-fuel sem qualquer modificação nos veículos.

RELACIONADOS

Porsche prepara versão aventureira do Taycan

Porsche apresenta novo 911 GT3: reforço da competição em estrada já tem preço

Porsche e Siemens Energy avançam para a produção de combustíveis sintéticos

Veja o Porsche Taycan a fazer 165 km/h dentro de um edifício fechado

TAG Heuer lança relógio inspirado no Porsche 911 Carrera

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS