Novidades

Gasolina com chumbo para automóveis foi oficialmente erradicada

Há quase um século que era utilizada nos automóveis...
Texto
Bomba de gasolina (Connor Forsyth / Pexels)
Bomba de gasolina (Connor Forsyth / Pexels)

A gasolina com chumbo para automóveis foi oficialmente erradicada depois de Argélia, o último país no mundo a utilizá-la até agora, ter banido a sua venda.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, que se congratula com o “marco gigantesco para a saúde global e para o ambiente" atingido no mês passado quando a Argélia cessou a venda de gasolina com chumbo para automóveis.

Como recorda a agência Lusa, a gasolina com chumbo foi lançada há quase cem anos para aumentar o desempenho dos motores e foi largamente usada durante décadas até se descobrir que podia provocar doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e danos cerebrais.

Os países mais prósperos começaram a deixar de utilizar este combustível na década de 1980, mas a sua venda ainda continuou em países de rendimentos médios e baixos até 2002, quando as Nações Unidas lançaram uma campanha global para acabar de vez com a gasolina com chumbo – que continua a ser usada em aviões pequenos.

As Nações Unidas estimam que o fim definitivo da gasolina com chumbo significa 1,2 milhões de mortes evitadas e 2,4 mil milhões de dólares poupados anualmente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel