Gasolina com chumbo para automóveis foi oficialmente erradicada

  • Redação Autoportal
  • 30 ago, 18:50
Bomba de gasolina (Connor Forsyth / Pexels)
Bomba de gasolina (Connor Forsyth / Pexels)

Há quase um século que era utilizada nos automóveis...

A gasolina com chumbo para automóveis foi oficialmente erradicada depois de Argélia, o último país no mundo a utilizá-la até agora, ter banido a sua venda.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, que se congratula com o “marco gigantesco para a saúde global e para o ambiente" atingido no mês passado quando a Argélia cessou a venda de gasolina com chumbo para automóveis.

PUB

Como recorda a agência Lusa, a gasolina com chumbo foi lançada há quase cem anos para aumentar o desempenho dos motores e foi largamente usada durante décadas até se descobrir que podia provocar doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e danos cerebrais.

Os países mais prósperos começaram a deixar de utilizar este combustível na década de 1980, mas a sua venda ainda continuou em países de rendimentos médios e baixos até 2002, quando as Nações Unidas lançaram uma campanha global para acabar de vez com a gasolina com chumbo – que continua a ser usada em aviões pequenos.

PUB

As Nações Unidas estimam que o fim definitivo da gasolina com chumbo significa 1,2 milhões de mortes evitadas e 2,4 mil milhões de dólares poupados anualmente.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Preço dos combustíveis: Gasolina e gasóleo sobem no início de setembro

Saiba onde vão estar os radares da PSP até ao final do mês de agosto, pois «quem o avisa...»

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS