Peugeot e-Expert chega ao mercado com autonomia até 330 km

  • Redação Autoportal
  • 15 mai 2020, 09:30

Novo modelo totalmente elétrico reforça a aposta da marca francesa na eletrificação da sua gama

Apoiado no sucesso comercial desde o seu lançamento em 2016, o Peugeot Expert apresenta-se, agora, com uma nova proposta para o segmento dos furgões compactos, equipada com um motor 100% elétrico.

Desta forma a marca francesa reforça a aposta no sentido de eletrificar todos os seus modelos comerciais ligeiros, até 2021.

Baseado na plataforma modular multi-energias EMP2, o novo Peugeot e-Expert integra um motor 100% elétrico, com uma potência máxima de 100 KW e um binário de 260 Nm disponível desde o arranque para uma resposta imediata.

Desta forma o e-Expert é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 13,1 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h.

A cadeia de tração elétrica é semelhante à dos novos Peugeot e-208 e do SUV e-2008. O redutor foi adaptado, sendo mais curto para ir ao encontro dos constrangimentos de carga, decorrentes da utilização dos veículos comerciais.

O Peugeot e-Expert mantém o mesmo estilo musculado e um volume de carga idêntico ao das versões térmicas e chega com dois tipos de oferta em matéria de autonomia. Assim em função das necessidades, as capacidades disponíveis das baterias de iões de lítio são de 50 kWh e 75 kWh.

As versões Compact, Standard e Longa, surgem equipadas com a bateria de 50 kWh permitem uma autonomia máxima de 230 km (WLTP), enquanto as versões Standard e Longa podem também ser equipadas com a bateria de 75 kWh, permitindo uma autonomia máxima de 330 km.

O novo Peugeot e-Expert combina dimensões exteriores compactas com capacidades máximas de carga, integrando a instalação das baterias sob o piso, sem qualquer impacto no volume de carga.

Esta colocação também promove a rigidez, garantindo uma condução agradável, tal como nas versões térmicas, graças à distribuição do peso.

O conforto da suspensão está assegurado, através das ligações ao solo com amortecedores e molas específicas, para garantir boas prestações, em vazio ou com a totalidade da carga a bordo.

O novo e-Expert conta com três modos de condução, Eco, Normal e Power, bem como com dois modos de travagem, com tipologias adaptadas para a regeneração das baterias: moderado, para sensações semelhantes às de um veículo térmico, e aumentado para uma desaceleração acentuada quando se larga o pedal do acelerador.

No interior todas as versões estão equipadas com travão de estacionamento elétrico, uma novidade neste modelo. Para além de libertar espaço ao nível do piso, esse recurso automático garante um conforto adicional na condução no dia-a-dia.

A consola central foi redesenhada ao nível do posto de condução para acomodar o novo comando de caixa ‘e-Toggle’, perfeitamente integrado e ergonómico, dando acesso às funções Park, Reverse, Neutral, Drive e Brake. Para além disso conta ainda com o seletor de modos de condução e um local de arrumação na parte superior.

No centro da consola situa-se o ecrã central, com navegação conectada 3D TomTom Traffic, que inclui, a partir de agora, a indicação dos pontos de carregamento e a distância a que os mesmos se encontram, em função da autonomia.

Para além disso é possível aceder ao menu ‘Electric’ para visualizar o fluxo de energia em direto, consultar as estatísticas de consumo, ou programar uma carga diferida.

A Peugeot já fez saber que a comercialização do novo e-Expert na Europa está agendado para arrancar no segundo semestre de 2020 de forma a dar continuidade ao sucesso do Expert, modelo que soma, desde o seu lançamento em 2016, mais de 195 mil exemplares vendidos.

RELACIONADOS

No Peugeot 208 de 130 cv juntar o útil ao agradável é simplesmente fácil

Peugeot lança pick-up Landtrek

Peugeot GTi está na calha em forma de 208 (mesmo que elétrico)

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS