Novidades

Bruxelas investiga BMW, Daimler e Volkswagen por suspeitas de cartelização

Possibilidade de um acordo entre as três construtoras para o desenvolvimento de tecnologias para reduzir as emissões de gases pelas viaturas está a ser investigada
Texto
Emissões de gases
Emissões de gases

A Comissão Europeia (UE) abriu esta terça-feira uma investigação formal a suspeitas de conluio entre três construtores alemães de automóveis – BMW, Daimler e Volkswagen - no desenvolvimento de tecnologias de redução de emissões de matérias poluentes.

“A Comissão está a analisar se a BMW, Daimler e VW (Volkswagen, Audi e Porsche) concordaram em não concorrerem entre si no que respeita ao desenvolvimento e aplicação de importantes sistemas que permitem reduzir as emissões nocivas de viaturas com motores a gasolina ou a gasóleo”, segundo um comunicado do executivo comunitário.

Esta investigação – a cargo da Direção-geral da Concorrência da Comissão Europeia – surge na sequência de informações que davam conta de ter havido reuniões entre responsáveis das três construtoras nas quais se falou do desenvolvimento de tecnologias para reduzir as emissões de gases pelas viaturas.

Se a investigação concluir ter havido cartelização entre os construtores, estes correm o risco de terem que pagar multas pesadas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”