Skoda Scala chega a Portugal e já tem preços

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Aí está o novo Skoda Scala
Primeiro modelo Skoda com base na plataforma A0 MQB do Grupo Volkswagen

 A Skoda estar a a aumentar a sua oferta no concorrido e competitivo segmento dos carros compactos e o novo Scala acaba de chegar ao mercado nacional.

O novo hatchback que combina um design emotivo com um alto nível de funcionalidade e conectividade, apresenta um design baseado no conceito Vision  RS para um veículo de produção. 

Num primeiro olhar é fácil perceber as novas e esculturais formas, elementos dinâmicos e características vincadas do novo Scala que transmitem um visual emotivo e genuíno, com uma grande personalidade.

Apesar das suas dimensões compactas, o Skoda Scala oferece um generoso espaço para um veículo deste segmento. Mede 4362 mm de comprimento, 1793 mm de largura e 1469 mm de altura. A grande distância entre eixos de 2649 mm permite-lhe excelentes características de condução.

 Os faróis dianteiros e luzes traseiras full LED, são outra novidade. Para além disso este novo compacto é o primeiro modelo da Skoda ser equipado com o indicador dinâmico traseiro. As opções de iluminação de topo estão todas ligadas à tecnologia LED, incluindo a função cornering. As luzes LED para circulação diurna estão posicionadas na parte superior do farol, dando ao automóvel o seu carisma desportivo.

Em matéria de capacidade de arrumação, o Scala oferece uma bagageira generosa, com uma capacidade de 467 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, a volumetria aumenta para 1410 litros.

No interior o painel de instrumentos é totalmente digital e, na consola central, posiciona-se um ecrã tátil de 9,2 polegadas para visualização e gestão do sistema de infoentretenimento. O grande ecrã central permitiu ainda abolir muitos botões físicos, tornando o habitáculo mais suave e linear.

O cockpit virtual, com um ecrã de 10,25 polegadas, exibe especificações do computador de bordo em combinação com outras informações, como, por exemplo, a navegação. Para além disso o condutor pode escolher entre cinco layouts, controlados através do botão “View” colocado  no volante.

Como opções, o Scala conta com para-brisas e volante aquecido que proporcionam um conforto adicional.

Em matéria de sistemas de segurança o Skoda Scala conta uma variedade de sistemas de segurança passiva que aumenta ainda mais o nível de segurança.

No caso de uma colisão iminente, o opcional sistema proativo de proteção de ocupantes Crew Protect Assist fecha automaticamente as janelas e tensiona os cintos de segurança dianteiros.

Este nodo modelo dispõem de nove airbags, além dos dois airbags frontais para o condutor e passageiro da frente, o novo modelo compacto também possui um airbag de joelho sob o volante; os airbags laterais nas portas dianteiras, bem como airbags de cortina e laterais para as duas portas traseiras estão disponíveis como opção.

Já o Multi-Collision Brake evita que o veículo continue a rodar de forma descontrolada em caso de acidente.

No que respeita aos sistemas de ajuda à condução Scala apresente um melhorado Side Assist. Este sistema opcional indica ao condutor quando um veículo se aproxima de trás para ultrapassar ou quando está no ângulo morto. Já o conhecido Blind Spot Detect tem um alcance até 20 metros, o Side Assist pode detetar veículos até 70 metros de distância e, portanto, também pode alertar eficientemente o condutor em relação a situações perigosas em autoestradas e estradas de duas vias, monitorizando as áreas atrás e na lateral do automóvel.

Utilizando a plataforma A0 MQB, o Scala é assim um hatchback de cinco portas que combina dimensões externas compactas com um interior espaçoso e é assim o primeiro Skoda a utilizar esta plataforma do Grupo VW.

Em matéria de motorizações o novo Skoda Scala é é proposto numa primeira fase em Portugal com o motor 1.0 TSI de 95 e 116 cv de potência e o 1.6 TDI com 116 cv de potência, todos em conformidade com a norma padrão de emissões Euro 6d-TEMP.

Estes dois motores estão equipados com injeção direta e um turbocompressor, bem como com o sistema Stop/Start e recuperação de energia de travagem.

O bloco 1.0 TSI de 95 cv conta com uma caixa manual de 5 velocidades, enquanto a versão de 116 cv está disponível com uma caixa manual de 6 velocidades ou com uma transmissão automática DSG de 7 velocidades. 

A versão de 1.6 TDI de quatro cilindros, com potência de 115 cv e um binário máximo de 250 Nm, conta com um conversor catalítico SCR com injeção de AdBlue, bem como um filtro de partículas Diesel, de série. Este bloco utiliza uma caixa manual de 6 velocidades ou uma transmissão DSG de 7 velocidades.

O novo Skoda Scala é proposto em Portugal com dois completos níveis de equipamento, Ambition e Style.

Em matéria de preços o novo Scala arranca nos 21.960 euros para a versão Ambition equipada com o motor 1.0 TSI de 95 cv e nos 26.497 euros da versão com o mesmo nível de equipamento, mas com o motor diesel 1.6 TDI de 116 cv.

Novo Skoda Scala já chegou a Portugal
  • TEMAS:
  • Skoda

  • Scala

  • Compacto

Veja mais