Novidades

Exportação de componentes para automóveis continua em queda

Relatório da AFIA atesta a descida na exportação de componentes para automóveis desde setembro de 2019
Texto
Indústria automóvel (imagem AFIA)
Indústria automóvel (imagem AFIA)

A exportação de componentes destinados à indústria automóvel continua em decréscimo. A informação é disponibilizada no relatório mais recente da AFIA (Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel) e que tem como base as Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgada pelo INE (Instituto Nacional de Estatística),

Face ao mesmo período de 2019, o valor é de 753 milhões de euros, o que representa uma descida de 12,6%. Tendo em conta os valores de vendas desde o início do ano, apenas os meses de fevereiro e março contrariaram esta tendência, uma vez que as exportações ficaram em valores acima dos registados nos mesmos meses de 2019. Nos dados dos valores acumulados deste ano, as exportações de componentes representam um valor de 6.809 milhões de euros, ou seja, um decréscimo de 5,8 pontos percentuais face ao período homólogo de 2019.

Olhando para os países de destino dos componentes produzidos em solo nacional, é Espanha que continua a encabeçar a lista, com um valor em torno dos 1.958 milhões euros. Segue-se a Alemanha, França, os Estados Unidos e o Reino Unido, sendo que estes cinco países representam 71% das nossas exportações de componentes destinados à indústria automóvel.

Por entre as principais causas que continuam a determinar esta descida continua a estar a escassez de chips eletrónicos, que atrasa a produção de diversos produtos, mas também a escassez de matérias-primas, a pandemia de COVID-19 ou mesmo o Brexit, uma vez que as exportações para o Reino Unido desceram cerca de 48,2 por cento devido a esse fator.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias