Novidades

Hyundai e IonQ desenvolvem novas formas de deteção de objetos para a condução autónoma

Fabricante automóvel e empresa de computação quântica expandem parceria para novos projetos
Texto
Parceria entre IonQ e Hyundai
Parceria entre IonQ e Hyundai

A Hyundai Motor Company e a IonQ, uma empresa líder em computação quântica, estabeleceram uma parceria no início deste ano focada no desenvolvimento do desempenho, custo e segurança das baterias de lítio destinadas a automóveis elétricos usando computadores quânticos de elevada capacidade de processamento.

Mas, agora, esta mesma parceria será também alargada para outros projetos, uma vez que a utilização deste tipo de processamento de dados se revelou de uma utilidade extrema no desenvolvimento de novos sistemas e soluções.

Na lista de novos projetos, está um novo conceito relacionado com o futuro da condução autónoma, que poderá melhorar consideravelmente a capacidade que os sistemas dos automóveis têm para deteção de objetos, leitura de sinais e, numa segunda fase, deteção de peões ou ciclistas.

Atualmente, a codificação de imagens para estados quânticos por parte da IonQ já conta com cerca de 43 tipos de sinais rodoviários, mas o próximo passo, passa por aplicar todos os dados recolhidos a um ambiente mais próximo da realidade, usado os centros de testes da Hyundai.

As soluções de machine learning acabam por ser muito mais eficientes quando utilizadas em computadores quânticos, uma vez que estes conseguem processar uma quantidade de dados muito superior num tempo mais reduzido e com uma precisão mais elevada do que a registada com os sistemas mais convencionais.

Com 20 qubits algorítmicos (#AQ), o IonQ Aria é o computador quântico mais potente da indústria, com base em parâmetros de referência orientados para aplicações.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal