Novidades

Conectividade: a Ford está a desenvolver um avançado projeto de conexão em Espanha

A Ford em parceria com a cidade de Alcobendas, em Espanha, está a testar a comunicação entre veículos e situações de trânsito
Texto

Os sistemas de conectividade dos automóveis estão a ficar cada vez mais avançados e a chegar a um patamar em que a teoria está finalmente a ser substituída pela prática. Um desses exemplos chega-nos através da Ford, que já consegue transmitir aos utilizadores dos seus modelos mensagens relacionadas com situações de trânsito.

Estas mensagens são normalmente enviadas para os smartphones, mas esta situação acaba por não ser das mais vantajosas, uma vez que nem todos os telefones estão conectados ao sistema do carro. Por essa mesma razão, a Ford está a testar um sistema que permite aos utilizadores do seu sistema de conectividade SYNC 3, receber mensagens locais das zonas por onde vai passando, enviadas pelas próprias autoridades municipais.

A grande vantagem continua a ser a possibilidade de evitar locais mais congestionados ou com outro tipo de problemas e como são transmitidos praticamente em tempo real, ajudam os condutores a encontrar uma rota alternativa, melhorando a sua viagem e ajudando diversos outros condutores, conseguindo que as grandes cidades melhorem em pontos como a segurança e a sustentabilidade.

Como exemplo, podemos ter acesso a mensagens que nos informam do limite de velocidade da zona escolar de que nos estamos a aproximar ou da existência de obras numa via próxima, mas também de situações de trânsito e outras relacionadas.

Este projeto resulta de uma parceria da Ford com a Camara Municipal de Alcobendas, na zona de Madrid, mas também com as empresas de tecnologia Indigital e RadMas, que dão uma ajuda na rápida transmissão de dados, tornando este sistema ainda mais eficiente. Ainda se encontra em fase de testes, mas já numa fase muito avançada e com fortes possibilidades de começar a ser integrada em todos os veículos capazes de a receber.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias