Conectividade: a Ford está a desenvolver um avançado projeto de conexão em Espanha

  • Redação Autoportal
  • 19 jul, 13:00

A Ford em parceria com a cidade de Alcobendas, em Espanha, está a testar a comunicação entre veículos e situações de trânsito

Os sistemas de conectividade dos automóveis estão a ficar cada vez mais avançados e a chegar a um patamar em que a teoria está finalmente a ser substituída pela prática. Um desses exemplos chega-nos através da Ford, que já consegue transmitir aos utilizadores dos seus modelos mensagens relacionadas com situações de trânsito.

Estas mensagens são normalmente enviadas para os smartphones, mas esta situação acaba por não ser das mais vantajosas, uma vez que nem todos os telefones estão conectados ao sistema do carro. Por essa mesma razão, a Ford está a testar um sistema que permite aos utilizadores do seu sistema de conectividade SYNC 3, receber mensagens locais das zonas por onde vai passando, enviadas pelas próprias autoridades municipais.

PUB

A grande vantagem continua a ser a possibilidade de evitar locais mais congestionados ou com outro tipo de problemas e como são transmitidos praticamente em tempo real, ajudam os condutores a encontrar uma rota alternativa, melhorando a sua viagem e ajudando diversos outros condutores, conseguindo que as grandes cidades melhorem em pontos como a segurança e a sustentabilidade.

PUB

Como exemplo, podemos ter acesso a mensagens que nos informam do limite de velocidade da zona escolar de que nos estamos a aproximar ou da existência de obras numa via próxima, mas também de situações de trânsito e outras relacionadas.

Este projeto resulta de uma parceria da Ford com a Camara Municipal de Alcobendas, na zona de Madrid, mas também com as empresas de tecnologia Indigital e RadMas, que dão uma ajuda na rápida transmissão de dados, tornando este sistema ainda mais eficiente. Ainda se encontra em fase de testes, mas já numa fase muito avançada e com fortes possibilidades de começar a ser integrada em todos os veículos capazes de a receber.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Em breve o seu Ford irá avisá-lo por mensagem se alguém o tentar roubar

Condução noturna em segurança com faróis de tecnologia preditiva da Ford

Vídeo: Ford introduz retrovisor inteligente para ver através da chapa

Gaming Transit é o novo projeto de intervenção social da Ford

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS