Prophecy: o elétrico da Hyundai que troca o volante por um joystick

  • Redação Autoportal
  • 3 mar 2020, 14:55

Marca sul-coreana revelou a sua visão do futuro da mobilidade elétrica

A Hyundai revelou o seu concept elétrico denominado Prophecy, que expressa a mais recente tipologia de design da marca.

De acordo com a filosofia de design 'Sensuous Sportiness' da Hyundai, o novo conceito incorpora uma bela silhueta acentuada por curvas graciosas que fluem pelos flancos proporcionando uma excelente aerodinâmica.

PUB

Tirando partido de uma maior distância entre eixos e da menor distância dos eixos aos para-choques, os designers da Hyundai chegaram ao conceito Ultimate Automotive Form, graças a uma nova arquitetura EV definida por superfícies imaculadas de volume que combinam com uma harmonia e funcionalidade estética.

A marca refere que o design oferece uma excelente aerodinâmica, sendo esta uma característica indispensável aos veículos elétricos. O spoiler traseiro integrado complementa este efeito, aproveitando as forças descendentes que ajudam a estabilizar o veículo quando se apresenta em alta velocidade.

Os materiais acrílicos transparentes permitem uma vista clara dos componentes internos. Esse design intencional está integrado no spoiler, nos grupos óticos e no sistema de monitorização por câmaras (CMS), chamando a atenção para a função dos componentes.

PUB

A assinatura de luzes em pixel, presentes no ‘45’, permite uma iluminação progressiva e está integrada nos grupos óticos dianteiros, traseiros e no spoiler, chamando a atenção da quantidade de energia que a bateria deste modelo contém. Os grupos óticos pixelizados serão o elemento de design exclusivo dos futuros modelos Hyundai.

PUB

A identidade do Prophecy como um EV estende-se até à parte inferior do chassis. A entrada de ar instalada por baixo do para-choques permite que o ar fresco arrefeça as baterias com mais eficiência.

Este protótipo da marca sul-coreana possui a tecnologia de condução autónoma e em vez de contar com o convencional volante, está dotado de joysticks que proporcionam uma experiência de condução completamente nova e intuitiva.

Oferecendo dois joysticks que permitem a mudança de direção para a esquerda e para a direita, um na consola central e outro na porta, o condutor é capaz de controlar o veículo a partir de uma posição de conforto. Além disso, o condutor tem acesso a uma ampla variedade de funcionalidades, que podem ser selecionadas através dos botões integrados nos joysticks.

PUB

As alterações de design que foram efetuadas pela introdução de joysticks oferecem uma maior liberdade visual aos passageiros. No modo de condução ‘Relax’, os passageiros têm praticamente zero de obstáculos visuais. Numa posição confortavelmente reclinada, os passageiros apenas têm visibilidade sobre a tela horizontal de pilar a pilar e o painel em forma de asa. Este modo de condução resulta numa melhoria do espaço interior, o painel muda de posição fazendo com que os passageiros possam desfrutar do conteúdo exibido.

Com o Prophecy, a Hyundai criou um ambiente interior em que o design ecológico e a seleção de materiais foram combinados para demonstrar a visão da empresa para os veículos elétricos do futuro.

Desta forma as entradas de ar colocadas na parte inferior das portas permitem que o ar circule através da ‘Clean Air Technology’, fornecendo um fluxo constante de ar purificado dentro do veículo. Além disso, o ar filtrado é devolvido para a atmosfera como ar puro.

PUB

A Hyundai não revelou detalhes sobre o motor que equipa este concept elétrico, lembrando apenas que o Prophecy é um exercício de estilo daquilo que será o futuro elétrico da marca.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Hyundai aponta ao futuro elétrico com o Prophecy

Hyundai mostra o interior do novo i20

Novo Hyundai i20 cresce e introduz tecnologia híbrida

COMPUTADOR DE BORDO

Veja como deve circular nas rotundas de forma correta (ciclistas também)

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

VEJA MAIS

MAIS LIDAS