Skysphere: o Audi autónomo que muda a distância entre eixos à distância de um botão

  • Redação Autoportal
  • 10 ago, 20:46

Concept da marca alemã adapta a carroçaria a dois modos de condução: o Grand Toruing autónomo e o desportivo

A Audi revelou o skysphere concept que marca a direção da marca a um futuro elétrico e de condução autónoma pautado pelo luxo. E é nesta direção que o concept descapotável de duas portas que será apresentado nesta semana em Pebble Beach integra a sua característica mais inovadora: a possibilidade de alterar a distância entre eixos conforme a condução desejada mediante o pressionar de um botão.

A distância entre os eixos pode ser aumentada ou reduzida num movimento acompanhado pela carroçaria com elementos a deslizarem para o interior de outros com uma distância de alteração no comprimento do carro de 250 mm; ao mesmo tempo que a distância ao solo é ajustada em 10 mm condizendo com o modo de condução definido.

PUB

No modo GT para uma experiência Grand Touring que o roadster elétrico proporciona com condução autónoma, o skysphere roda nos seus 5,19 m de comprimento (como se fosse um A8 L) maximizando o espaço para os ocupantes num ecossistema digital interior com volante e pedais recolhidos.

Ativado por um botão o modo Sport, o skysphere encurta para uma dimensão de 4,94 m (como se fosse um RS 5) e volante e pedais embutidos aparecem para serem controlados pelo condutor. A largura e a altura do carro são, respetivamente, 1,77 m e 1,23 m.

PUB

O Audi skysphere concept é equipado com um motor elétrico posicionado no exido traseiro gerando 465 kW (624 cv) de potência e 750 Nm de binário. Com um peso de 1.800 kg (cerca de 60% na metade posterior onde também estão os módulos da bateria), o e-roadster faz os 0-100 km/h e 4 segundos e a bateria de cerca de 80 kWh permitir-lhe-á uma autonomia superior a 500 km (no modo GT).

PUB

As quatro rodas direcionais, a direção gerida eletronicamente por um sistema ‘steer-by-wire’, ou a suspensão adaptativa são outras características que beneficiam a condução a que se juntam jantes aerodinâmicas de liga de 23’’.

No exterior estilizado, elementos LED preenchem a frente já sem necessidade de grelha bem como a traseira esguia numa assinatura luminosa que muda consonante o modo de condução. No interior preparado para proporcionar o nível 4 de condução autónoma, o design Art Deco conjuga os materiais sustentáveis com uma digitalização em que sobressai o grande ecrã tátil com 1.415 mm de largura e 180 mm de altura.

PUB

Pormenores de outro luxo que são desde já anunciados estão em malas específicas para o Audi skysphere concept transportar na traseira, enquanto à frente estarão dois sacos de golfe também específicos para esse modelo.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Novo Audi RS 3 já é recordista do Nurburgring

Peterhansel e Sainz testam o RS Q e-tron para o Dakar a 180 km/h com 34º à sombra

Audi presta homenagem ao Circuito de Spa com decorações únicas

Proteção Climática: Audi coloca 300 alunos a simular uma conferência da ONU

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS