Visão futurista: Pininfarina revela o Teorema desenvolvido em realidade virtual

  • Redação Autoportal
  • 22 jul, 16:20

O novo Concept da Pininfarina chama-se Teorema e foi totalmente desenvolvido no mundo da realidade virtual

Há diversos anos que nos habituamos a ver a assinatura de Pininfarina nos automóveis mais apaixonantes do planeta, mas também em diversas outras criações que nos captam a atenção quase sem darmos por isso, desde arranha-céus a uma simples caneta, passando por peças de mobiliário, iates de luxo ou relógios.

Mas esta empresa de estilo e design acaba de dar mais um passo rumo ao futuro e mostra-nos o resultado disso mesmo. O seu novo Concept Car Teorema tem um visual futurista e ousado, que se traduz numa nova interpretação para o mundo da mobilidade elétrica e autónoma, e que inclui uma característica muito peculiar: foi o primeiro modelo deste centro de estilo a ser totalmente desenvolvido através de realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista.

PUB

“A Pininfarina sempre olhou para o futuro usando concept cars como um instrumento de inovação, com o objetivo de traçar o seu rumo e introduzir novas visões em termos de utilização e tecnologia na indústria automóvel”, diz-nos Kevin Rice, diretor criativo

PUB

“o Teorema, em particular, pretende devolver às pessoas o prazer de viver o automóvel, de conduzir e de viajar, sem as frustrações dos congestionamentos e outras similares, integrando as vantagens da Inteligência Artificial, 5G e as mais recentes tecnologias com o objetivo de conduzir os seus passageiros para novas e incríveis experiências ao longo da viagem.” conclui Rice

O Pininfarina Teorema foi desenvolvido começando pelo interior, partindo apenas de um chassis tipo skate que inclui as baterias do carro e que por isso consegue oferecer um habitáculo amplo e muito confortável. Com 1400 mm de altura e 5400 mm de comprimento, o Teorema foi pensado para que os passageiros partilhem diversas experiências ao longo da viagem e proporcionando momentos de privacidade quando necessário.

PUB

A entrada no habitáculo é feita pela secção traseira, que se abre por completo, ao mesmo tempo que o tejadilho sobe e deixa que os passageiros acedam ao mesmo, como se estivessem a entrar numa sala. Com a vantagem de o piso ter zonas amovíveis e conseguir levar cada passageiro ao seu lugar.

PUB

O formato de pentágono do habitáculo, faz com que o lugar dianteiro de condução esteja colocado numa posição central, sendo que esta parte da condução pode ser totalmente dispensada uma vez que o Teorema é um concept totalmente autónomo. Caso se opte pelo modo de condução, no entanto, todos os passageiros serão integrados nesta experiência, com o objetivo de os aproximar mais neste momento, mas neste caso, o melhor será mesmo optar pelo modo REST, em que todo o habitáculo se transforma num espaço social, onde todos os passageiros se podem mover para a posição desejada, graças a um sistema de bancos inteligentes e com um patamar de conforto muito elevado, desenvolvidos pela Poltrona Frau.

Continuar a ler

RELACIONADOS

O mais potente desportivo italiano chama-se Pininfarina Battista, tem 1900 cv e é totalmente elétrico

Aiways U6ion: o crossover chinês desenhado pelo designer de Pininfarina

CEO da Koenigsegg mostra em vídeo o novo superdesportivo Jesko

Há uma nova tempestade elétrica vinda da Croácia, aí está o novo Rimac Nevera

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS