Toyota inicia testes com veículos autónomos na Europa

  • Redação Autoportal
Toyota inicia testes de condução autónoma na Europa
Lexus LS autónomo vai rodar nas ruas de Bruxelas

A Toyota anunciou que está a iniciar ensaios de condução autónoma em vias públicas na Europa. Os testes vão ser feitos em Bruxelas com um Lexus LS que irá completar repetidamente um ciclo definido durante os próximos 13 meses.

Os testes em cenários urbanos reais seguem-se às simulações bem-sucedidos em circuitos fechados. O objetivo é estudar o impacto da diversidade do comportamento humano em sistemas de condução autónoma.

Depois dos ensaios também com sucesso no Japão e nos EUA, a fabricante japonesa irá agora adicionar as condições europeias ao sistema de entendimento do automóvel.

“O objetivo final da Toyota é zero acidentes e vítimas de acidentes de trânsito sendo o principal objetivo deste teste piloto estudar o comportamento humano complexo e imprevisível e o seu impacto nos requisitos do sistema de condução autónoma”, refere Gerald Killmann, vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da Toyota Motor Europe.

O Lexus LS autónomo estará a conduzir em estrada aberta. A diferença para a versão de produção em série do veículo está no conjunto de sensores montado no teto, incluindo um LIDAR, radares, câmaras e sistema de posicionamento de alta precisão.

O automóvel estará ocupado por um condutor de segurança, que pode intervir a qualquer momento e anular o sistema de controlo de condução autónoma do veículo, que será acompanhado por um operador que supervisiona todo o sistema.

  • TEMAS:
  • Toyota

  • Condução autónoma

  • Lexus LS

Veja mais