Vídeo: dicas para conduzir sem preocupações no verão

Os hábitos nesta altura do ano podem envolver riscos e multas
Texto
Condução no verão
Condução no verão

Apesar do verão já ter chegado a verdade é que os dias de sol e praia teimam em não chegar, mas antes que eles cheguem é bom deixar algumas dicas para uma condução segura na época estival.

Com o tempo livre e dezenas de idas e vindas à praia ou à piscina, as viagens de carro ficam mais curtas, de apenas alguns minutos, para as quais os especialistas em segurança rodoviária alertam para o perigo destes trajetos, precisamente por causa do excesso de confiança dos condutores.

Nesse sentido a Seat revelou agora um conjunto de hábitos e comportamentos típicos das férias que devem ser evitados porque representam um risco e podem também resultar em multas.

A típica roupa e calçado de praia, fato de banho e chinelos, não são adequados para a condução. Por exemplo, com chinelos de dedo perde-se a sensibilidade dos pedais, podendo estes ficar presos, impossibilitando uma reação a um acontecimento inesperado. Na maioria dos países europeus não é explicitamente proibido, mas conduzir com eles, ou descalço, pode resultar numa multa por limitação à liberdade de movimento. Devem, por isso, ser substituídos por calçado ergonómico.

Por outro lado, conduzir sem tshirt (algo que 25% dos condutores fazem, segundo a Fundação Europeia do Automóvel), pode causar queimaduras por fricção do cinto de segurança. Para baixar a temperatura do veículo, os responsáveis pelo Centro Técnico da Seat recomendam abrir portas e janelas durante um minuto para ventilar o habitáculo antes de ativar o ar condicionado.

Outra das dicas é que os condutores devem evitar transportar mais pessoas do que o número de lugares que o veículo possui, pois isso significa que alguns ocupantes vão viajar sem cinto ou, no caso das crianças, sem um sistema de retenção infantil.

Com o calor e ao utilizarmos menos roupa é bom lembrar que tem de levar consigo os documentos de identificação. Na maioria dos países europeus, conduzir sem carta de condução dá direito a multa.  

Embora não seja expressamente proibido, comer e beber durante a condução pode ser uma distração. Mas com temperaturas elevadas, a hidratação é fundamental. Um estudo da Universidade de Loughborough (Reino Unido) e do Instituto Europeu de Hidratação, revela que um condutor desidratado comete os mesmos erros do que um que já bebeu oito copos de vinho.

O melhor a fazer é prevenir bebendo água antes de iniciar a viagem e fazendo paragens regulares. Além disso, assistentes como o detetor de fadiga analisam o comportamento do condutor e recomendam que este faça uma pausa, se necessário.

Conduzir com o cotovelo apoiado na janela em dias quentes é uma imagem de estrada típica a evitar. Em primeiro lugar, porque esta postura afeta a capacidade de controlo do veículo, por não ter as mãos no volante e, em segundo lugar, por causa do risco de lesões graves em caso de colisão.

Outra postura normal dos passageiros nesta altura do é a de colocar os pés no tablier. Em caso de acidente, o airbag dianteiro não só deixaria de cumprir a sua função de retenção do ocupante, como também se tornaria um elemento potencialmente perigoso.

Estacionar perto da praia pode ser um pesadelo para muitos condutores e que acaba por se tornar um fator de stress. Por isso é bom lembrar que só pode buzinar para evitar um acidente, não como uma exibição de irritação. Para além disso os novos sistemas Park Assist ajudam a estacionar com maior facilidade e deve certificar-se que estaciona sempre em áreas designadas. A multa por estacionar na areia ou em áreas protegidas pode ser bastante elevada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos