Guiámos a nova Toyota Corolla Touring Sports

  • Redação Autoportal
| Virgílio Machado
Corolla Touring Sports a carrinha híbrida para a família
Nova proposta da Toyota promete conquistar os adeptos de modelos mais familiares

O Corolla chegou à sua 12ª geração completamente renovado e com um design mais dinâmico que lhe revela uma maior elegância e versatilidade.

A Touring Sports, ou seja, a carrinha Corolla é sem duvida uma das apostas fortes da marca, nomeadamente entre os portugueses que continuam a ser adeptos deste tipo de veículos.

Desenhado na Europa no Centro de Design em Zaventem, na Bélgica e beneficiando da adoção da plataforma TNGA, a nova Corolla Touring Sports não é uma variação do hatchback, mas sim um modelo distinto e uma aposta bem pensada para a família num segmento bem ao gosto dos portugueses e onde espaço e qualidade fazem a diferença.

Para conhecer as capacidades da nova Corolla testamos a versão com o novo bloco de 2.0 litros que oferece 190 CV de potência e que tira o máximo proveito do conforto e do prazer de condução, inerentes da nova plataforma global da Toyota.

Num primeiro olhar percebemos de imediato que a nova Corolla Touring Sports conta um perfil desportivo e um centro de gravidade mais baixo.

Assim que abrimos a porta é revelado um interior que apresenta um ambiente espaçoso e moderno. Para isso a Toyota rebaixou a base do pára-brisas em 40 mm, a altura total do painel de bordo foi reduzida para poder apresentar uma forma mais elegante e leve do que anteriormente e, ao mesmo tempo, melhorar a visibilidade. Os bancos foram rebaixados em 25 mm para manter a mesma altura disponível do modelo anterior e estão dotados de apoio lombar e de bacia o que os torna bastante confortáveis para viagens mais longas.

Espaço é coisa que não falta nesta versão do Corolla já que a Touring Sports conta com uma distância entre eixos de 2700 mm e um espaço mais amplo para as pernas dos passageiros dos bancos traseiros, apesar de três adultos de tamanho generoso possam ficar um pouco mais apertados. Já o espaço de carga é generoso e dispõem de 598 litros, com várias soluções para a acomodação prática e conveniente de bagagem.

Quando nos sentamos ao volante, a vontade é de arrancar de imediato e conduzir, já que toda a posição de condução, banco, painel de bordo, consola e volante, geram uma confiança imediata ao condutor.

Entre as novidades destaque para o ecrã Multi – Informação de 7 polegadas que funciona como painel de instrumentos, um novo Head-up display colorido de 10 polegadas, um novo ecrã tatil central multimédia de 8 polegadas, um travão de estacionamento elétrico, uma base de carregamento sem fios para telemóveis e um espelho retrovisor electrocromático.

Em matéria de segurança, a nova Touring Sports está equipada com a versão mais recente do Toyota Safety Sense, um conjunto de tecnologias de segurança ativa projetadas para ajudar a evitar ou atenuar as consequências de colisões numa ampla gama de situações de tráfego.

O melhorado pacote de segurança ativa usa uma nova câmara de lente única com maior resolução e um radar de ondas milimétricas. O desempenho de ambos os sistemas foi melhorado para expandir a gama da deteção de riscos e beneficiar a sua funcionalidade. A nova unidade do sistema foi também reduzida para facilitar a instalação.

O Toyota Safety Sense inclui versões atualizadas do Sistema de Segurança Pré-colisão (PCS), Cruise Control adaptativo (ACC), Alerta de Saída da Faixa (LDA), Reconhecimento dos Sinais de Trânsito (RSA) e Sistema de Máximos Automático (AHB). Além disso, introduz um novo Cruise Control adaptativo inteligente (iACC) e o Assistente de Condução Inteligente (LTA) para ajuda avançada à condução e que se mostram base interessante em viagens mais longas em auto estrada.

O novo motor de 2.0 litros é despachado, ajuda a alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h e acelera dos 0 - 100 km/h em 7,9 segundos.

No que toca aos consumos a marca aponta para 5,2 l/100 km e a verdade é que não estivemos muito longe disso, sendo certo que em algumas situações aproveitamos para testar a dinâmica deste bloco que conta com uma caixa de velocidades automática CVT, despachada e que oferece ainda patilhas no volante para que possamos ter uma sensação de condução desportiva e para isso nada como selecionar o modo de condução Sport.

Para além disso temos ainda mais três modos de condução, o  Confort, Eco,e o conhecido  EV, indicado para andar no pára-arranca das cidades, já que mantém o carro a funcionar apenas em modo elétrico.

Esta nova carrinha Corolla apresenta um comprovado sistema de suspensão dianteira MacPherson, um novo arranjo de suspensão traseira multilink, nova tecnologia de válvula de amortecedor e, pela primeira vez, a disponibilidade de suspensão variável adaptativa (AVS).

Na estrada gostamos da forma como a Touring Sports enfrenta os percursos de autoestrada ou mais citadinos e da maneira como se despacha quando temos necessidade em andar mais depressa.

A Corolla Hybrid Touring Sports, apesar do seu bloco 2.0 arranca sempre em modo elétrico e está sempre pronto a rodar sem necessidade de recorrer ao motor a gasolina, desde que para isso a bateria tenha energia.

Bem insonorizada, bastante suave, confortável e fácil de conduzir, a Corolla Touring Sports apresenta um conjunto elevados de trunfos para conquistar um mercado onde o espaço é bastante valorizado e por isso a marca nipónica jogou forte numa carrinha que parece ser uma receita vencedora para conquistar os adeptos destes modelos mais familiares, onde tudo é feito a pensar no espaço e na comodidade e onde nada falta em matéria de segurança e conetividade.

No que toca aos preços a Corolla Touring Sports  começa nos 22.499 euros, para o motor 1.2 litros. Já o motor 1.8 litros híbrido arranca nos 27.190 euros.

Já a versão ensaiada, o Corolla Touring Sports  2.0 litros híbrido Square Colection tem um preço de 34.587,11 euros com pintura metalizada.

  • TEMAS:
  • Toyota Corolla

  • Corolla Hybrid Touring Sports

  • Touring Sports 2.0 Square Colection

Veja mais