Novidades

Covid-19: Autoeuropa suspende dois turnos de 2.ª feira por falta de trabalhadores

Fecho das escolas obriga vários trabalhadores a ficar em casa
Texto
Volkswagen Autoeuropa
Volkswagen Autoeuropa

A Autoeuropa decidiu suspender a laboração nos turnos da noite e da manhã de segunda-feira porque muitos trabalhadores vão ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas.

A confirmação foi feita à agência Lusa neste domingo pela Comissão de Trabalhadores: "Fomos hoje informados pela empresa de que os turnos da noite (com início às 00:00) e da manhã (07:45) de segunda-feira não iriam arrancar devido à falta de pessoal."

O coordenador da Comissão de Trabalhadores, Fausto Dionísio, explicou que “na segunda-feira, a empresa vai tentar um plano de reorganização para ver em que condições e quando será possível retomar o trabalho".

Fausto Dionísio lembrou que na fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela "há muitos trabalhadores jovens que têm filhos com menos de 12 anos" e que muitos deles vão ter de ficar com as crianças a seu cargo devido ao encerramento dos estabelecimentos de ensino.

Na quinta-feira, o Governo anunciou que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira devido à pandemia de Covid-19.

O Executivo decidiu também a atribuição de faltas justificadas aos trabalhadores por conta de outrem ou independentes que tenham de ficar em casa com os filhos até 12 anos devido ao encerramento dos estabelecimentos escolares.

A Autoeuropa acrescentou nesta segunda-feira em comunicado, a par de várias medidas internas, que vai reduzir a produção de 890 para 744 unidades em resultado destes «down days» que a empresa designou para esta "ferramenta de flexibilidade" para "permitir a assistêbncia à família sem perda de retribuição".

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente