Novidades

Covid-19: Toyota suspende produção na Europa incluindo Ovar

Unidade portuguesa encerra totalmente nesta quarta-feira
Texto
Toyota
Toyota

A Toyota Motor Europe (TME) anunciou a suspensão da atividade nas suas fábricas na Europa devido à pandemia e Covid-19 incluindo a unidade de Ovar, em Portugal.

A determinação da TME foi anunciada em comunicado em que a fabricante japonesa começa por manifestar as “condolências a todos no mundo que perderam entes queridos desde o início desta pandemia e solidariedade com quem foi afetado pelo surto de coronavírus” e expressar o “sincero respeito aos profissionais de saúde e funcionários do governo que estão na linha de frente dia e noite”.

Lembrando a “série de medidas de acordo com as recomendações das autoridades de saúde no apoio aos seus esforços para impedir ou mitigar a disseminação do COVID-19”, a TME explica que a “aceleração do coronavírus em vários países ou regiões da Europa e as medidas associadas ao ‘fecho de fronteiras' tomadas por várias autoridades” já impõem condicionamentos “que irão seguramente aumentar nas próximas semanas”.

“Neste sentido, a TME decidiu organizar uma suspensão progressiva das suas fábricas de produção de veículos e motores / transmissões na Europa a partir de 18 de março até nova informação."

As fábricas afetadas por este plano serão as Onnaing (em França, com a produção já suspensa); de Burnaston e Deeside (Reino Unido, a 18 de março); de Walbrzych e Jelcz-Laskowice (Polónia, a 18 de março), de Kolin (República Checa, a 19 de março); e de Sakarya (Turqiia, a 21 de março).

“Em Portugal, a fábrica da Toyota Caetano Portugal em Ovar parou com a produção do Land Cruiser 70, no dia 16 de março por um período previsto de 2 semanas. Até terça-feira 17 de março esteve com serviços mínimos para garantir a chegada de alguns componentes (Com um total de 5 pessoas). A Fábrica está prevista encerrar totalmente a partir de hoje 18 de março.”

A Toyita adianta ainda que “processos que são importantes para a sociedade, como o fornecimento contínuo de peças de reposição para veículos de clientes - que podem ser veículos de segurança pública – continuarão”.

Já “as operações de vendas (vendas e serviços do concessionário) serão avaliadas com base na situação de cada país ou região” sendo que “em Portugal, foram já implementadas medidas na rede de concessionários das marcas Toyota e Lexus com base nas recomendações da direção-geral da Saúde e Governo”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal