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Opel Corsa: a história de um modelo com 37 anos

Sexta geração do Corsa chega em novembro
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No início, era o Kadett que assumia o estatuto de utilitário na gama Opel. Lançado em 1936, com linhas inovadoras para a época e preços acessíveis, o Opel Kadett rompeu com o elitismo que persistia em torno da utilização do automóvel.

O fabricante de Rüsselsheim foi claro quando afirmou que o Kadett surgia para facultar mobilidade a um número crescente de pessoas.

Mais tarde, em 1982, a Opel lança do Corsa, que rapidamente se tornou no automóvel mais popular da marca germânica.

A Opel produziu desde o lançamento do Corsa, até à data, mais de 13,6 milhões de unidades Corsa, o que torna o modelo num dos automóveis mais emblemáticos da História.

Geração primeira: 1982 a 1993

O Corsa A surge em carroçaria de dois volumes com proporções equilibradas, com apenas 3,62 metros de comprimento. Os guarda-lamas pronunciados são, desde logo, um traço original e dão-lhe uma imagem dinâmica e inovadora.

Um dos grandes trunfos é o desempenho em estrada, sobressaindo um coeficiente aerodinâmico extremamente baixo de 0,36, muito provavelmente o recorde naquela classe de automóveis.

No topo da gama está uma versão GSI com motor de 100 cv de potência. Opção a gasóleo surge pela mesma altura. Às variantes de dois volumes/três portas e três volumes/quatro portas junta-se, em 1985, a carroçaria de cinco portas, que se torna de imediato extremamente popular.

No final do ciclo de vida, o Corsa A contabilizava já 3,1 milhões de unidades comercializadas.

Geração segunda: 1993 a 2000

O Corsa B surgiu no mercado com com linhas onduladas e faróis arredondados e com mais 10 centímetros de comprimento, o que o tornou mais espaçoso por dentro.

No capítulo mecânico, o Corsa B inova com um sistema antibloqueio de travões (ABS), proteção contra impactos laterais e ‘airbags’ frontais. Surge com múltiplas variantes de carroçaria, de três volumes a ‘pick-up’, passando por ‘station wagon’, destinadas a mercados de quase todo o mundo. Os motores a gasolina já têm injeção de combustível e conversor catalítico. A versão mais dinâmica apresentava-se com motor de 16 válvulas e a motorização Diesel passavam a contar com turbocompressor.

O segundo Corsa ultrapassa a fasquia de 4 milhões de unidades vendidas, tornando-se na geração mais popular do modelo.

Geração terceira: 2000 a 2006

A terceira geração do Corsa apresentou linhas inspiradas no antecessor. Cresce de novo 10 centímetros em comprimento e assume uma postura diferente na estrada, com maior distância entre eixos, o que, por seu turno, permite aproveitar muito melhor o espaço no habitáculo.

Pela primeira vez, a carroçaria é integralmente construída em aço galvanizado e os motores do Corsa C  apresentaram-se o mais sofisticados do que nunca, com cabeças de 16 válvulas (gasolina) e turbocompressor aliado a injeção direta (gasóleo).

Geração quarta: 2006 a 2014

O Corsa D marca a separação do estilo das carroçarias de três e cinco portas. A primeira assume um formato de tipo ‘coupé’, do género do primeiro Corsa de três portas.

Já a variante de cinco portas torna-se num espaçoso utilitário familiar. Este Corsa mantém comprimento inferior a 4 metros, crescendo exatamente para 3,999 metros.

Com a nova tecnologia ecoFLEX, o Corsa passa a ter sistema Start/Stop e motores especialmente eficientes.

Esta quarta geração do Corsa terminou em 2014 com um total de 2,8 milhões de unidades vendidas.

Geração quinta: 2014 a 2019

A quinta geração do modelo foi produzida nas fábricas da Opel de Saragoça e Eisenach, em variantes distintas de carroçaria de três e cinco portas.

Pela primeira vez, o pequeno utilitário da Opel excede quatro metros de comprimento. Com 4,02 m, o Corsa passou a oferecer espaço, conforto e mais equipamento.

Volante e bancos com aquecimento, ar condicionado com controlo eletrónico, câmara dianteira com Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Manutenção de Faixa, além de sistemas de infoentretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, são apenas alguns destaques. Esta gama contou com versões desportivas topo de gama, primeiro uma OPC com 207 cv de potência e posteriormente uma GSi com 150 cv.

Geração sexta: 2019 - um Corsa elétrico

A geração mais recente do Opel Corsa vai chegar começar a chegar ao mercado em novembro, mas o modelo mais revlocionário desta gama, o Corsa-e, só chega em 2020.

O modelo elétrico da Corsa sobressai pela dinâmica, com um habitáculo confortável e muito prático. A linha de tejadilho, ao estilo ‘coupé, é mais baixa em 48 milímetros face ao modelo anterior, sem que isso represente qualquer sacrifício ao nível de altura disponível para condutor e passageiros.

Note-se que a posição de condução pode ser regulada para um ponto inferior que é 28 mm mais baixo. O centro de gravidade rebaixado tem reflexos positivos no comportamento dinâmico do automóvel. Na verdade, o novo Corsa tem uma condução mais ‘direta’ e mais divertida.

A oferta do novíssimo Corsa no mercado português engloba uma gama com três níveis de equipamento e quatro motores, a gasolina e Diesel, com preços a partir de 15.510 euros.

Já a versão elétrica, conta com uma autonomia de 330 quilómetros, e o seu preço arranca nos 29.990 euros.

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