Opel Corsa celebra seis gerações em 40 anos de sucessos

  • Redação Autoportal
  • 2 mai, 11:00

Desde 1982 até ao presente, o popular modelo da marca alemã já vendeu mais de 14 milhões de unidades

Se a Opel está a celebrar os 160 anos da sua existência, o Corsa participa nesta festa a assinalar os seus 40 anos desde que foi produzido em outubro de 1982 o primeiro exemplar de um dos modelos de maior sucesso da marca alemã.

Digno sucessor em tamanho mais pequeno do não menos famoso Kadett, o Corsa chegou à sua sexta geração. Com mais de 14 milhões de unidades vendidas que foram acompanhando no seu formato utilitário diversas evoluções tecnológicas, o acompanhamento do mercado já inclui, inclusive, a versão 100% elétrica.

PUB

O primeiro ato desta história começa obviamente com o Opel Corsa A (1982-1993), de duas portas, em formatos hatchback e notchback. Com proporções compactas e um coeficiente de arrasto excecionalmente baixo de 0,36, o seu ponto alto mais desportivo deu-se na forma do Corsa GSi de 100 cv. O modelo recebeu também a propulsão Diesel e a gama foi ampliada em 1985 com a versão de cinco portas.

O Opel Corsa B (1993-2000) protagoniza o segundo ato num formato mais redondo e suave (e também mais espaçoso) assumindo um visual mais juvenil e disposto a conquistar o público feminino. A nível de segurança incluía a travagem ABS, a proteção contra impactos laterais e airbags frontais. Na mecânica, os motores a gasolina já contavam com tecnologia como a injeção de combustível e catalisadores, o GSi contava com cabeça de 16 válvulas e a potência Diesel ficava associada à sobrealimentação.

PUB

Com o Opel Corsa C (2000-2006), o modelo voltou a crescer e apresentou pela primeira vez a carroçaria totalmente galvanizada. O terceiro ato manteve a linha estética, mas melhorou os consumos e as emissões com os motores a gasolina ECOTEC com quatro válvulas por cilindro e os novos motores turbo Diesel de injeção direta com todas as variantes já cumprindo as normas de emissão Euro 4.

PUB

O quarto ato ficou a cargo do Opel Corsa D (2006-2014) com caminhos separados para as versões de três e cinco portas; ambas ainda abaixo dos 4 metros de comprimento, mas a primeira apostando no estilo mais coupé e a segunda dedicando-se ao propósito mais familiar. Com a tecnologia ecoFLEX da Opel, o Corsa passou a contar com sistemas Start/Stop economizadores de combustível e motores mais eficientes.

O Opel Corsa E (2014-2019) faz o penúltimo ato acima dos 4 metros com pendor no conforto e nas tecnologias com inclusão do volante aquecido, do aquecimento dos bancos e do controlo automático da climatização, assim como da câmara frontal com indicador de distância, do reconhecimento de sinais de trânsito e da assistência à manutenção na faixa de rodagem. A conetividade passou a estar disponível com Apple CarPlay e Android Auto e um ecrã tátil a cores de 7’’. O modelo desportivo topo de gama foi, inicialmente, o Corsa OPC com motor de 207 cv e, mais tarde, também o Corsa GSi com 150 cv.

PUB

A sexta e atual geração, o Opel Corsa F (2019 até ao presente) trouxe a primeira versão elétrica do modelo: o Corsa-e. A evolução tecnológica de ponta da marca está na iluminação adaptativa, anti encadeamento, Intelli-Lux LED Matrix (que a Opel oferece pela primeira neste segmento) ou nos sistemas de assistência à condução como o alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e deteção de peões ou o regulador adaptativo de velocidade baseado em radar.

E com a versão elétrica chegou também a de competição com o Corsa-e Rally, que compete desde 2021.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Opel melhora a visita virtual a Russelsheim com o tema dos seus 160 anos

Novo Opel Astra melhora qualidade do ar a bordo com o sistema Intelli-Air

Opel anuncia preços de lançamento do Astra Sports Tourer

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS