Novidades

Crise dos semicondutores: Volvo interrompe produção na Suécia por falta de chips

Construtor sueco para as máquinas na fábrica de Torslanda, depois de já o ter feito na unidade de Gent em junho passado
Texto
Fábrica Volvo na Suécia
Fábrica Volvo na Suécia

Vários construtores tem estado com problemas em assegurar a boa fluidez das linhas de montagem devido à crise dos semicondutores, também conhecida pela falta de chips.

Leia também: Governo chinês desconfia de conluio por causa dos chips

As quebras que se têm feito sentir por parte de vários fornecedores estão a ter implicações diretas na produção de veículos, obrigando algumas marcas a interromper a produção das suas fábricas. É agora o caso da Volvo.

Crise afeta Grupo Volkswagen

O construtor sueco, detido pelo grupo chinês Geely Holding, fez saber que irá suspender a produção na sua fábrica localizada perto de Gotemburgo, Suécia, devido à escassez de chips. “A produção em Torslanda foi temporariamente interrompida devido a uma escassez de material relacionada com a questão dos semicondutores”, informou a Volvo numa nota enviada à imprensa.

E em Portugal? AutoEuropa também já parou

O fabricante de automóveis comunicou ainda que a produção será iniciada “o mais cedo possível, o mais tardar antes da próxima semana”.

Esta não é a primeira paragem em fábricas da Volvo motivada pela falta de chips para os equipamentos instalados nos seus modelos. Já em junho, a unidade situada em Gent, Bélgica, tinha sofrido uma paralisação de uma semana.

Em paralelo, a Volvo deu conta de que regressou aos lucros no primeiro semestre deste ano, impulsionada pela crescente procura de automóveis elétricos e híbridos plug-in. Nos seus planos está a possível entrada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm, ainda este ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano