Novidades

Elon Musk culpa fabricantes de chips por atrasos na produção dos Tesla

Dono da Tesla não hesita em afirmar que o fornecimento de chips, em particular da Renesas e da Bosch, é um tema problemático
Texto
Elon Musk
Elon Musk

A escassez no fornecimento de chips está a mexer com a indústria automóvel. E de que maneira. São muitos os fabricantes a enfrentar dificuldades (alguns já produzem veículos para inventário, que apenas serão terminados quando os chips chegarem às fábricas), entre os quais a Tesla.

A limitação no fornecimento dos semicondutores tão necessários para fazer funcionar inúmeros dispositivos eletrónicos (desde sistemas de auxílio à condução, a sistemas de entretenimento) está a provocar atrasos na produção do fabricante de automóveis elétricos. O seu CEO, Elon Musk, já expressou o seu descontentamento e apontou a sua mira, em especial, a dois fornecedores.

Conforme já foi divulgado publicamente, estamos a operar sob limitações extremas ao nível da cadeia de abastecimento de certos chips “padrão” para a indústria automóvel. Os mais problemáticos, de longe, são a Renesas e a Bosch”, escreveu o empresário americano, nascido na África do Sul, na rede social Twitter.

 

Inúmeros fabricantes de chips têm-se debatido com problemas ocorridos nas suas unidades de produção, o que tem impossibilitado manter uma cadência de abastecimento idêntica à procura, que não para de crescer. Desde catástrofes naturais, a surtos de coronavírus, tem acontecido um pouco de tudo. No caso da japonesa Renesas Electronics, um incêndio numa fábrica ocorrido no início deste ano fez abrandar a produção, facto que agravou as dificuldades que os fabricantes de automóveis têm tido em obter os chips de que necessitam.

Quanto à Robert Bosch, está a contar que o investimento de mil milhões de euros realizado na nova fábrica perto de Dresden, Alemanha, lhe permita acelerar a produção de peças já a partir de setembro e possa, assim, compensar as quebras de produção que tem tido.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos