Elon Musk culpa fabricantes de chips por atrasos na produção dos Tesla

  • Redação Autoportal
  • 19 ago, 08:44
Elon Musk
Elon Musk

Dono da Tesla não hesita em afirmar que o fornecimento de chips, em particular da Renesas e da Bosch, é um tema problemático

A escassez no fornecimento de chips está a mexer com a indústria automóvel. E de que maneira. São muitos os fabricantes a enfrentar dificuldades (alguns já produzem veículos para inventário, que apenas serão terminados quando os chips chegarem às fábricas), entre os quais a Tesla.

A limitação no fornecimento dos semicondutores tão necessários para fazer funcionar inúmeros dispositivos eletrónicos (desde sistemas de auxílio à condução, a sistemas de entretenimento) está a provocar atrasos na produção do fabricante de automóveis elétricos. O seu CEO, Elon Musk, já expressou o seu descontentamento e apontou a sua mira, em especial, a dois fornecedores.

PUB

Conforme já foi divulgado publicamente, estamos a operar sob limitações extremas ao nível da cadeia de abastecimento de certos chips “padrão” para a indústria automóvel. Os mais problemáticos, de longe, são a Renesas e a Bosch”, escreveu o empresário americano, nascido na África do Sul, na rede social Twitter.

 

Inúmeros fabricantes de chips têm-se debatido com problemas ocorridos nas suas unidades de produção, o que tem impossibilitado manter uma cadência de abastecimento idêntica à procura, que não para de crescer. Desde catástrofes naturais, a surtos de coronavírus, tem acontecido um pouco de tudo. No caso da japonesa Renesas Electronics, um incêndio numa fábrica ocorrido no início deste ano fez abrandar a produção, facto que agravou as dificuldades que os fabricantes de automóveis têm tido em obter os chips de que necessitam.

PUB

Quanto à Robert Bosch, está a contar que o investimento de mil milhões de euros realizado na nova fábrica perto de Dresden, Alemanha, lhe permita acelerar a produção de peças já a partir de setembro e possa, assim, compensar as quebras de produção que tem tido.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Crise dos semicondutores: Volvo interrompe produção na Suécia por falta de chips

A Bosch anunciou a abertura de uma unidade de produção de chips e sensores na Alemanha

Intel alerta que a falta de chips que afeta a produção automóvel pode durar vários anos

Autoeuropa suspende produção por falta de componentes

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS