Novidades

Novo Nissan Qashqai chega em 2021 e estreia novo motor híbrido

Terceira geração do Qashqai vai estrear novo motor híbrido e muita tecnologia
Texto

A Nissan confirmou que a terceira geração do Qashqai vai chegar ao mercado no próximo ano e que vai contar com novos motores híbridos e muita tecnologia. 

A marca nipónica anunciou que o novo modelo do seu do crossover compacto vai ser o primeiro veículo da Nissan na Europa a utilizar a nova plataforma modular CMF-C, permitindo que o novo Qashqai possa passar a dispor de blocos híbridos, bem como dos mais recentes sistemas de segurança.

Dessa forma, a Nissan deixou claro que a terceira geração do Qasqhai vai surgir equipada com um motor 1.3 litros a gasolina com tecnologia mild-hibryd de 12V, que estará disponível em duas potências, a anunciar mais tarde.

Para além disso, o novo Qashqai vai contar ainda com um novo bloco híbrido e-Power, que oferece uma condução exclusiva em modo elétrico, o que significa que as rodas são totalmente acionadas pelo motor elétrico.

O e-Power é composto por uma bateria de elevado rendimento e por um grupo motopropulsor integrando um motor a gasolina/gerador elétrico, inversor e motor elétrico de tração.

A nova plataforma vai permitir ao Qashqai ser 60kg mais leve e 41% mais resistente do que o modelo atual, o que segundo a  Nissan, traduz-se num maior conforto de condução e segurança.

Para baixar o peso da terceira geração do popular modelo, a Nissan equipou o novo Qashqai com portas dianteiras e traseiras, para-choques dianteiro e o capô produzidos em alumínio, o que segundo a marca nipónica possibilita uma poupança de peso total de 21kg, comparativamente à carroçaria limpa da atual versão.

Para além disso o novo Qashqai vai estar dotado de uma suspensão McPherson atualizada na dianteira. Para os modelos com tração às duas rodas e jantes até 19", a suspensão traseira é do tipo eixo de torção.

Já as versões com jantes de 20" e tração às quatro rodas vão estar  equipadas com um sistema multi-link.

Em matéria de tecnologia, o novo Qasqhai vai estar equipado com a próxima geração do sistema de condução semiautónoma ProPiloto com Navi-link, um sistema concebido para reduzir o cansaço e o stress durante a condução.

Este novo sistema é capaz de acelerar e travar o automóvel durante a deslocação numa única faixa em autoestrada, bem como travar em situações de trânsito tipo 'pára-arranca' da cidade.

O sistema tem a capacidade de retomar automaticamente o movimento caso o automóvel se encontre parado durante menos de três segundos e o trânsito na frente do Qashqai se comece a movimentar.

Para além disso, este novo sistema pode também usar dados a partir do sistema de navegação e tem a capacidade de ajustar a velocidade no caso de aproximação de curvas com raios de viragem mais apertados ou troços de saída de autoestrada.

Com mais de três milhões de unidades vendidas na Europa, a nova geração do Qashqai está na fase final dos testes dinâmicos, antes da sua apresentação que está prevista para a primavera de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”