Vídeo: Cupra Formentor VZ5 de 390 cv é explorado ao limite de cinco modos diferentes

  • Redação Autoportal
  • 30 nov 2021, 13:51

Crossover coupé oferece performance em pista e off-road

O Cupra Formentor VZ5 é o modelo mais potente da marca de Martorell e vai ter uma exclusividade reservada à produção de apenas 7 mil exemplares. Essa exclusividade dada pelo 5 cilindros com 390 cv de potência é também reservada a cinco modos diferentes de condução para poder desfrutar em pleno de todas as potencialidades deste crossover coupé.

O teste real ao Formentor VZ5 foi feito com o piloto de corridas Jordi Gené ao volante na companhia do responsável de Desenvolvimento de Veículos Completos no Centro Técnico da Seat., Christoph Vierling, prometendo um “caráter próprio" para cada modo de condução.

PUB

“Com o modo Comfort noto uma condução mais adaptada à estrada, muito suave. Sinto que, graças ao Controlo Dinâmico de Chassis (DCC), o carro comporta-se de forma fiel ao mover do volante", afirma Gené.

A desportividade posta à prova no Circuito MotorLand, em Aragão, aumenta com o modo Sport, pela maior resposta do acelerador e com o controlo do amortecimento, e o nível é ainda elevado com a opção Cupra: “Sinto imediatamente que a resposta do acelerador é mais firme e a volta é muito mais precisa.”

PUB

Vierling aponta o caminho: “Se queres arrancar muito depressa tens de usar o Launch Control. Liga o motor, escolhe o modo Cupra e coloca o ESC em Sport, pressiona o travão a fundo e depois o acelerador. Espera que suba a 4.000 rpm e liberta o travão!”

O resultado é uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos. A tecnologia do Cupra Formentor VZ5 permite regular os modos de forma evolutiva e estes podem ser regulados para serem capazes de estabelecer um ponto intermédio. “O condutor pode personalizar os modos e colocar, por exemplo, num modo entre o Sport e o Cupra. Assim, pode adaptar-se a diferentes terrenos para os desfrutar ao máximo e decidir que sensações quer viver em cada momento”, explica Vierling.

PUB

Antes de sair da pista, porém, pois a sua utilização é apenas aconselhada em estrada fechada, é altura de experimentar o modo Drift exclusivo deste modelo. Com a confirmação no infotainment que se está num circuito, o controlo eletrónico de estabilidade fica completamente desligado.

PUB

“Uau, é incrível! Sinto-me como uma criança. Ao usá-lo em pista, pode se ver que tem um desvio muito longo. Podem fazer-se muitos metros a virar com um ângulo muito agradável nas curvas a alta velocidade. Além disso, tem duas embraiagens no eixo traseiro que posso usar separadamente. Fantástico!”. garante Gené.

Mas este carro “não é apenas desportivo” e “também é capaz de subir e descer declives até 70% sem problemas, graças à tração às quatro rodas”, afirma Vierling. O modo Offroad vai desde a assistência numa descida sem ser sequer preciso travar a uma capacidade para rodar sobre apenas três rodas sem perder tração e até superar encostas laterais de 36 graus.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Vídeo e galeria de imagens: Cupra Formentor VZ5 em nova versão aquática

Cupra leva o Formentor ao limite com o VZ5 de 390 cv

Cupra inicia produção do Formentor e-Hybrid que chega ao mercado em março

COMPUTADOR DE BORDO

Veja como deve circular nas rotundas de forma correta (ciclistas também)

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

VEJA MAIS

MAIS LIDAS