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Hyundai apresenta o Bayon: democratizar a tecnologia com um novo B-SUV

Crossover é feito especificamente para o mercado europeu
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A Hyundai apresentou nesta terça-feira o seu novo crossover desenhado especificamente para a Europa. O novo Hyundai Bayon será o SUV mais pequeno da marca sul-coreana com a pretensão de democratizar a tecnologia estendendo a segurança ‘high-tech’ e a conetividade ao segmento B com a eficiência por base.

De exterior compacto, interior espaçoso e repleto de tecnologia, o Bayon recebe o seu nome da cidade capital do País Basco francês: Bayonne – um destino de férias europeu a dar nome a um veículo com sistema semi-híbrido de 48 V para a circulação dos europeus.

O Bayon reforça a nova linguagem de design da Hyundai ‘Sensuous Sportiness’ com proporções definidas à frente por uma grelha larga entre três secções de luzes combinadas com as entradas de ar e a proteção baixa ‘estilo SUV’.

O perfil em cunha é acentuado pelo pilar C em forma de seta e guarda-lama salientes exacerbando atrás as linhas angulares para aumentar as sensações de largura e de volume, com uma destacada linha horizontal que une as luzes Lull LED ao longo de um extenso vidro.

Com 4.180 mm de comprimento, 1.775 mm de largura e 1.490 m e altura (ou 1.500 com jantes de 17’’) e uma distância entre eixos e 2.580 mm, o Bayon pretende oferece muito espaço interior (sobretudo para as pernas) colocando-se a 183 mm de altura do solo elevando a posição de condução.

O novo Hyundai Bayon vem equipado com uma nova evolução dos motores T-GDi que podem ser combinados com o sistema semi-híbrido de 48 V e com a transmissão manual inteligente (iMT) para maximizar a eficiência e os consumos de gasolina.

A iMT permite desengatar o motor da transmissão quando se tira o pé do acelerador para circular em roda livre – reduzindo emissões e consumos – ao ponto de desligar o motor até que este seja solicitado novamente e com um sistema que regula também o tempo de abertura e fecho das válvulas consoante a utilização que se faz.

O crossover oferece uma gama de motores T-GDi que começa na versão 1,0 litros de 100 cv associado ou à transmissão manual de 6 velocidades (6MT) ou à automática de 7 (7DCT). O bloco 1.0 com o sistema de 48 V pode ser associado à transmissão manual inteligente (6iMT) ou à 7DCT para as duas potências disponíveis de 100 ou 120 cv. O leque fica completo com o 1,2 litros MPi de 84 cv com uma transmissão manual de 5 velocidades.

A gama de jantes divide-se entre as de 15’’ polegadas de aço, ou as de 16’’ e as já referidas de 17’’ polegadas de liga metálica. Há nove cores exteriores disponíveis com opção por tejadilho em negro. O interior com iluminação LED anuncia-se espaçoso tentando maximizar o conforto dos dois ocupantes da frente e espaço de carga.

O cockpit digital inclui um ecrã de 10,25’’ para o condutor e opções de 8’’ Audio Display com Apple CarPlay e Android Auto sem fios ou de 10,25’ Navegação Audio-Video na consola. O sistema de som Bose, as três portas USB e o serviço de conetividade Hyundai Bluelink mais recente (para controlos remotos do veículo, comandos de voz, ou informações sobre rotas ou estacionamentos) são outros dos argumentos.

Entre os sistemas avançados de ajuda à condução que se dividem entre os de série e os opcionais contam-se os assistentes de manutenção na faixa, de prevenção de colisão frontal com deteção de peões, ciclistas e em cruzamentos, regulador de velocidade com base na navegação, avisos de ângulo morto, controlo automático de máximos, ou assistentes de estacionamento semi-autónomo.

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