Lexus UX 250h entra no jogo dos crossover: versões e preços

  • Pedro Calhau
VÍDEO: Lexus UX 250h: explorador urbano

Crossover compacto enfrenta concorrência de peso com o luxo da marca e nova motorização híbrida

O Lexus UX 250h chegou ao mercado nacional para incluir o luxo da marca «premiu» do Grupo Toyota no segmento dos crossover. Destinado ao ambiente citadino, este SUV compacto autodefine-se como um «Urban Explorer» («Explorador Urbano»). E vem cheio de requinte e com uma motorização híbrida em estreia.

O crossover compacto da Lexus vem para competir num segmento onde estão o Mercedes GLA, o BMW X2, o Audi Q3 ou o Volvo XC40 arrancando nos 42.500 euros.

O novo UX 250h é o primeiro Lexus construído sobre a plataforma de arquitetura global GA-C misturando a rigidez com a leveza. Se estrutrura tem por base o “uso extensivo de aço de elevada rigidez”, as portas laterais, os flancos e o capô são de aluminio, com a porta da bagageira fabricada em material compósito:

Com “o mais baixo centro de gravidade de qualquer veículo da sua clase”, que não chega aos 60 cm (594 mm) e uma “afinação de suspensão refinada” promete agilidade no comportamento e apresenta (bastante) conforto na condução.

A versão única em Portugal do Lexus UX é o 250h, que vem com a nova quarta geração da motorização eletrificada «self-charging hybrid» («auto-carregamento») composta pelo novo motor a gasolina de 2.0 litros com uma taxa de compressão de 14:1 e uma potência combinada de 184 cv (149+35).

O UX 250h está disponível com tração dianteira ou com tração às quatro rodas com o sistema elétrico E-Four, que melhora ativamente a estabilidade ajustando a potência que chega às rodas traseiras para ajudar a corrigir situações de ‘sobre’ ou subviragem.

O crossover compacto introduz também a segunda geração do «Lexus Safety System +» de série em todas as versões de dequipamento: Cruise Control Adaptativo sem Restrição de Velocidade; Sistema de Segurança de Pré-Colisão (que atua em conjunto com a função anterior) com Deteção de Peões (também de noite); Assistência à Manutenção da Faixa de Rodagem com Alerta de Saída de Faixa com Assistência da Direção; Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Sistema de Máximos Adaptativo e Sistema de Máximos Automático.

A Assistência Ativa em Curva integra o Controlo de Estabilidade do Veículo. Nas versões F Sport e Luxury, está disponível a versão mais recente da Suspensão Variável Adaptativa Lexus (estreada no topo de gama LC Coupé), com vários modos de amortecimento selecionáveis diminuindo os movimentos transversais da carroçaria em curva e aumentando o conforto em pisos irregulares.

No exterior, à frente, a grelha fusiforme é exclusiva do UX. O novo padrão de malha com elementos individuais cria uma aparência tridimensional que parece mudar conforme o ângulo. As molduras das cavas das rodas, vistas por exemplo também no Toyota RAV4, não só protegem a carroçaria das pedras lançadas pelos pneus, como usam o fluxo de ar para reduzir turbulência e contribuir para a estabilidade do veículo.

O mesmo efeito é obtido com os grupos óticos traseiros guiando o fluxo de ar. Os faróis traseiros são unidos a toda a largura por uma sequência de 120 LED. O defletor de ar em asa na parte traseira do tejadilho e a parte inferior plana da carroçaria contribuem para que o veículo seja mais silencioso e favorecem a eficiência na utilização do combustível.

As rodas de 5 raios com jantes de liga leve de 17’’ são desenhadas para reduzir a resistência à passagem do ar e, ao mesmo tempo, aumentar o fluxo de ar para arrefecer os discos dos travões – com opção por jantes de 18’’ “não-aero”, incluindo (as mais rígidas) no F Sport com pneus de verão de alto rendimento.

O habitáculo do UX foi projetado para evocar a sensação de um ‘sedan’ de luxo com uma posição mais alta dos bancos e a versatilidade desejada num crossover. Com o foco “colocado no ser humano”, a posição de condução é favorecida pelo design baixo do painel de bordo, com um ecrã TFT LCD de 7” (de 8’’ no F Sport), virado para o condutor com um ‘head-up display’ opcional muito bem integrado no campo de visão – como comprovámos.

A consola central com uma almofada tátil dá acesso a um ecrã de operação com funções relacionadas, como ar condicionado ou navegação, facilitando o acesso sem passar pelos menus. Neste ponto está também um dos acesso aos comandos do sistema áudio que – regozije-se, leitor mais velho – inclui leitor de CD para além de todas as portas USB para os varios usos multimédia ou de carregamento.

O habitáculo elegante é elevado com a predominancia da pele (como o da versão experimentada) com pormenores de requinte como a “subtil iluminação” LED em vários pontos dependendo também do nível de equipamento. A proporção entre funcionalidade e conforto existe para quem se senta ao volante e ao seu lado.

Versões e preços:

Lexus UX 250h FWD

Business – 42.500 €

Executive – 45.500 €

Executive + – 46.900 €

Premium – 50.300 €

F Sport – 50.600 €

F Sport + – 59.700 €

Luxury – 60.200 €

Lexus UX 250h AWD

F Sport – 52.400 €

F Sport + – 61.500 €

Luxury – 62.200 @

O novo Lexus 250h
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