Novidades

Kia XCeed já chegou e está pronto para conquistar o mercado nacional

XCeed é a alternativa da Kia aos tradicionais SUV de maior dimensão
Texto

O Kia apresentou esta terça-feira o novo Xceed, um crossover com o qual a marca sul-coreana joga uma cartada forte.

A chegada ao mercado nacional vai acontecer dentro de duas semanas e a quarta versão do Ceed, surge para completar uma gama que já conta com o compacto de cinco portas e a interessante Shooting Brake.

Agora a Kia ataca no segmento que mais tem crescido nos últimos anos, o do C-SUV, ou seja dos SUV compactos.

O crossover da marca sul-coreana – também já apresentado em detalhe aqui– estará disponível no mercado nacional com duas motorizações a gasolina e uma diesel.

João Seabra, diretor de operações da Kia Portugal, lembrou que este crossover é um dos modelos mais importantes para marca e por isso a marca fez um forte investimento neste modelo “Só as portas dianteiras são iguais ao modelo do Ceed de cinco portas, de resto é tudo diferente”.

O novo XCeed é por isso um produto com um posicionamento único para a marca sul-coreana que quer liderar um segmento onde a oferta é vasta e bastante competitiva.

O Kia XCeed chega com dois blocos a gasolina, o 1.0 T-GDI de 120 CV de potência, que arranca nos 26.740 euros, mas a Kia aproveita a campanha de lançamento para colocar esta versão com um preço de 21.990 euros com o nível de equipamento Drive, enquanto a versã Tech, mais recheada de equipamento que a Drive, vai arrancar nos 29.240 euros, mas na fase de lançamento conta com uma campanha de promoção que começa nos 24.490 euros.

No que toca à versão com o bloco 1.4 T-GDI com 140 CV de potência, só vai estar disponível com o nível de equipamento Tech, com um preço de 31.240 euros, que nesta fase de lançamento desce para os 26.490 euros.

Já a versão a Diesel com o motor 1.6 CRDi com 115 CV na versão Drive, de que vamos falar em detalhe em breve, terá um preço que arranca nos 32.140 euros, mas que na fase de lançamento começa nos 26.390 euros, enquanto a versão com o nível de equipamento Tech, vai ter um preço de 34.640 euros, mas durante a campanha inicial de lançamento será de 28.890 euros.

As novidades deste novo XCeed são significativas a começar no ar mais musculado deste novo crossover, onde se destaca a grelha com lâmina dupla, bem como as óticas com iluminação Full-LED de série.

O tejadilho em formato de coupé, é outra das novidades deste quarto modelo da gama Ceed, bem como as cavas das rodas mais volumosas que ajudam ao ar musculado deste modelo e onde podemos encontrar as jantes de 18 polegadas, que vão equipar todos os modelos do XCeed em Portugal.

Na traseira o destaque vai para a ponteira dupla do escape e para os grupos óticos, distintos dos seus irmãos mais velhos.

No interior, o XCeed revela a aposta que a Kia faz neste segmento ao dotar este modelo com um ecrã central tátil de 10.25 polegadas, que pode ser dividido em três para revelar a informação pretendida pelo condutor, para além de permitir o emparelhamento de dois smartphones.

Por trás do volante está o painel de instrumentos de 12.3 polegadas, que revela toda a informação necessária ao condutor.

Com um comprimento total de 4.395 mm, o Kia XCeed é 85 mm mais longo do que o hatchback de cinco portas Ceed e 90 mm mais compacto que o Sportage.

A altura máxima é de 1.490 mm também significa 43 mm acima do Ceed e 155 mm abaixo do Sportage, oferecendo aos condutores um centro de gravidade mais baixo do que seu irmão mais alto e uma posição de direção elevada em relação ao Ceed convencional.

Em matéria de bagageira, este novo XCeed é um Ccrossover com capacidade de 426 litros, o suficiente para arrumar a bagagem necessária a um fim de semana. 

Com apenas dois ‘Packs’ disponiveis para personalizar o XCeed, a Kia oferece ainda um ‘Pack Yellow’ que mais não é que uma versão amarela que conta com detalhes no interior em tom amarelo, que prometem um Xceed irreverente.

A Kia revelou ainda que no primeiro trimestre de 2020 vai chegar ao mercado as versões híbridas, com o XCeed MHEV que conta com um sistema elétrico de 48 volts, que tem por base o bloco a gasóleo 1.6 CRDi de 115 CV ou 136 CV.

Já para o segundo trimestre do próximo ano está prevista a chegada da versão Plug-in, que tem por base o motor a gasolina 1.6 GDI e um motor elétrico de 44.5 kW, com potência combinada de 141 CV e uma autonomia em modo elétrico de cerca de 60 quilómetros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente