Novidades

Lexus UX 300e chega com 10 anos de garantia da bateria

Novo crossover da marca japonesa vai chegar ao mercado nacional em 2021
Texto

O novo Lexus UX 300e, o primeiro modelo da marca 100% elétrico, vai chegar ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2021, mas a Lexus fez saber agora que a bateria deste crossover conta com uma garantia de 10 anos ou 1 milhão de quilómetros.

O Lexus UX 300e é alimentado por uma bateria de alta capacidade de 54,3 kWh com uma autonomia elétrica de 400 km no ciclo NEDC, o que correspondendo a mais de 300 km em ciclo WLTP.

Para garantir um baixo centro de gravidade a bateria de iões de lítio, com 288 células, está localizada sob o piso do habitáculo e do banco traseiro, permitindo desta forma proporcionar o espaço e a versatilidade de um crossover urbano.

De forma a garantir um maior controlo e aumento da vida útil da bateria, vários sensores monitorizam a tensão de cada célula e cada bloco, bem como a temperatura das células da bateria. Este controlo, em conjunto com o sistema de gestão de bateria do UX 300e, resulta na maximização da capacidade útil de cada célula e um aumento da autonomia elétrica.

Para o UX 300e, a Lexus desenvolveu um sistema de arrefecimento a ar das células da bateria que a marca diz ser mais seguro e mais leve que os sistemas de arrefecimento a água. Com o ar arrefecido a circular dentro da bateria, é possível obter um desempenho estável da bateria mesmo a alta velocidade e durante o carregamento rápido e repetido.

Trabalhando de mãos dadas com o ar condicionado do habitáculo, o sistema melhora o desempenho do automóvel, a vida útil e o desempenho das baterias durante o carregamento.

A fiabilidade também foi uma prioridade no desenvolvimento do sistema de aquecimento da bateria. Os elementos de aquecimento, sob cada módulo da bateria, minimizam o impacto das baixas temperaturas exteriores e o impacto do frio na autonomia elétrica, garantindo que a potência máxima está disponível logo no arranque.

Para uma vida útil longa e sem problemas, a bateria está equipada com vedantes de borracha para protegê-la da água e poeiras.

Para além da garantia de 10 anos da bateria, o Lexus UX300e conta ainda com uma garantia de 7 anos ou 160.000 km, respeitante a outros componente, à semelhança do que acontece com os restantes modelos da marca japonesa.

Recorde-se que em matéria de motorização, o novo crossover elétrico da Lexus está dotado de um motor de 150 kW (204 cv) de potência e um binário de e 300 Nm, capaz de oferecer uma velocidade máxima de 160 km/h e acelerar dos 0-100 km em 7,5 segundos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal