Mercedes apresenta o novo GLA que chega na primavera

  • Redação Autoportal
Mercedes GLA é o novo crossover da marca germânica
Mercedes GLA é o novo compacto da marca germânica
Mercedes GLA é o novo crossover da marca germânica

A Mercedes revelou esta quarta-feira através da sua nova plataforma de comunicação 'me media', o novo crossover da marca germânica, o GLA.

O novo GLA, o oitavo modelo que completa a atual geração de veículos compactos da Mercedes-Benz é o mais recente crossover da marca germânica e surge dez centímetros mais alto que o seu antecessor, com 1,61m, mas ligeiramente mais curto que o modelo anterior, com 4,41 metros.

Num olhar mais atento percebemos que a Mercedes apostou forte neste novo modelo de forma a dar-lhe uma ar desportivo, mas a pensar na família e por isso a bagageira passou a contar com 435 litros, mais 14 litros que a versão anterior.

O piso do compartimento de bagagens de altura ajustável (de série) oferece uma considerável variabilidade. Assim quando os encostos do banco traseiro estão rebatidos e o piso do compartimento de bagagens se encontra na sua posição superior, pode ser criada uma área de carga praticamente plana desde os bancos dianteiros.

Para transportar objetos volumosos, o piso do compartimento de bagagens pode ser colocado na posição inferior, a travessa atrás dos bancos traseiros pode ser removida e os bancos traseiros com o opcional ajuste longitudinal podem ser deslocados para a frente.

Quanto às dimensões internas, os passageiros dos bancos de trás, perderam um pouco de altura, mas podem ajustar os bancos até 14cm e tem mais espaço para as pernas já que as costas dos bancos surgem numa posição mais direita, aumentando o espaço da bagageira. Todos os ocupantes têm mais espaço para as pernas.

Já os bancos dianteiros contam com uma posição mais alta, típica dos SUV compactos e assim o condutor e o passageiro dianteiro sentam-se a uma altura 140 mm superior comparativamente ao Classe A e 50 mm comparativamente ao Classe B.

A visibilidade geral também foi melhorada comparativamente à do modelo anterior – principalmente devido à redução da secção transversal dos pilares do tejadilho, que agora obstruem menos o campo de visão para a zona circundante.

No que toca ao design, este novo GLA apresenta características típicas de um modelo de todo-o-terreno que incluem a secção dianteira vertical, as reduzidas projeções das secções dianteira e traseira relativamente aos seus eixos e os revestimentos exteriores de proteção em torno do modelo.

Os modelos 4MATIC incluem o Pack Off-Road Engineering de série, que engloba um programa de transmissão adicional, uma função de assistência à condução em descida e uma função de iluminação especial para condução fora de estrada, disponível em combinação com os faróis MultibeamLED.

O novo Mercedes-Benz GLA 2020 surge recheado de tecnologia, bem aos jeito dos recentes modelos da marca, com destaque para o conhecido sistema de informação e entretenimento MBUX, dotado do sistema de comando por voz “Hey Mercedes”.

Destaque ainda para os ecrãs digitais do painel de instrumentos e o infoentretenimento colocados na horizontal e disponíveis em duas dimensões de 7” ou 10”.

Em matéria de ajudas à condução o GLA conta com a função de manobra de desvio, a função de corredor de emergência, a função de aviso de saída e ainda um aviso quando são detetados pedestres na proximidade de passadeiras.

Em matéria de motorização, este novo GLA vai contar com dois motores a gasolina turbo. O GLA 200 vai dispor do bloco 1.3 de 163 CV, produzido em parceria com a Renault e que equipa o Classe A, com caixa de sete velocidades,  enquanto a versão mais potente GLA 35 AMG vai estar dotada de um motor de 2.0 litros que debita 306 CV e conta com caixa de oito velocidades.

Mais tarde vão surgir outras versões, a Gasolina e Diesel, para além de um modelo híbrido plug-in com 224 CV de potência.

Já nas versões dotadas de tração às quatro rodas, o seletor dos modos de condução permite uma resposta de acordo com três modos de condução.

Assim, nos modos Eco e Conforto, 80% da tração é enviada para o eixo dianteiro. Percentagem que diminui para 70% no no modo Sport, enquanto no modo off-road a tração será de 50%  em cada eixos.

O novo Mercedes GLA vai chegar ao mercado na primavera de 2020 e a marca germânica ainda não revelou.

  • TEMAS:
  • Mercedes

  • GLA

  • Crossover

Veja mais