Novidades

Vídeo: Volvo P1800 Cyan levado aos limites na neve sueca

Icónico coupé da marca sueca foi recriado pela Cyan Racing
Texto

O regresso do Volvo P1800 em versão musculada já tinha sido anunciado pela Cyan Racing, mas a divisão de competição da Geely Group, revelou agora o exclusivo modelo a ser levado ao limite em condições extremas.

“O nosso objetivo é fazer um carro com um design de base sólida que permite ao condutor para explorar os limites, em vez de depender de ajudas eletrónicas para controlar a potência e o peso como a maioria dos carros de modernos de performance”, revelou Mattias Evensson, engenheiro chefe da Cyan Racing.

O novo P1800 Cyan está dotado um motor de2.0 litros turbo de quatro cilindros, capaz de debitar 420 cv de potência e um binário 455 Nm, que a Cyan Racing utiliza no Volvo S60 TC1 de competição.

Este potente motor está associado a uma caixa de cinco velocidades da Holinger que transmite a potência às rodas traseiras, através de um eixo de transmissão fabricado em fibra de carbono.

Mantendo a silhueta do icónico modelo original, este P1800 da Cyan foi modificado por completo, incluindo o chassi que conta com aço de alta resistência e fibra de carbono, suspensão independente com afinação específica, com dois níveis de ajuste, com uma configuração de triângulos sobrepostos com base em alumínio.

Para além disso o novo P1800 conta ainda com eixos mais largos, jantes de 18 polegadas, um diferencial autoblocante com vetorização de binário com relação personalizável no eixo traseiro e pinças de travão de quatro êmbolos com discos em aço e pesa apenas 990 kg.

Nos testes realizados nos lagos gelados e estradas com neve no norte da Suécia, a versão exclusiva do Volvo P1800, mostrou todas as suas capacidades para derrapagens controladas a temperaturas em torno dos 20 graus negativos, onde a da Cyan Racing trabalhou para explorar todas as características e limites do P1800 Cyan em condições desafiadoras.

“O que realmente impressionou nesta expedição foi que o carro é muito fácil de conduzir. O conceito básico do carro parece funcionar muito bem, não importa muito se estamos numa pista de asfalto seco, ou numa estrada molhada e sinuosa com gelo e neve como aquelas que encontramos aqui no norte da Suécia”, concluiu Mattias Evensson.

Recorde-se que a Cyan Racing pretende produzir uma edição limitada deste P1800, mas não revelou ainda o número de unidades nem o preço deste exclusivo modelo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias