Novidades

Volvo P1800 está de regresso com versão exclusiva de 420 cv

Icónico coupé da da marca sueca foi recriado pela Cyan Racing
Texto

O Volvo P1800 de 1964 que marcou a história da marca sueca está agora de regresso, com mais músculo e um visual apelativo.

A Cyan Racing, a divisão de competição da Geely Group decidiu por mãos ao trabalho e dar um novo visual e uma maior dinâmica ao conhecido clássico da Volvo.

Para isso dotou este exclusivo modelo um bloco quatro cilindros 2.0 litros turbo a gasolina, capaz de debitar 420 cv de potência e um binário 455 Nm, que a Cyan Racing utiliza no Volvo S60 TC1 de competição.

Este potente motor está associado a uma caixa de cinco velocidades da Holinger que transmite a potência às rodas traseiras, através de um eixo de transmissão fabricado em fibra de carbono.

Mantendo a silhueta do icónico modelo original, este P1800 da Cyan foi modificado por completo, incluindo o chassi que conta com aço de alta resistência e fibra de carbono, suspensão independente com afinação específica, com dois níveis de ajuste, com uma configuração de triângulos sobrepostos com base em alumínio.

Para além disso o novo P1800 conta ainda com eixos mais largos, jantes de 18 polegadas, um diferencial autoblocante com vetorização de binário com relação personalizável no eixo traseiro e pinças de travão de quatro êmbolos com discos em aço e pesa apenas 990 kg.

Apesar de todas as alterações introduzidas, a Cyan deixou claro que este modelo exclusivo pretende devolver o prazer da condução e por isso não existe qualquer tipo de sistema de assistência à condução.

“Poderíamos ter construído um Volvo P1800 elétrico cheio de tecnologia, conforto e luxo de última geração. Mas não era isso que queríamos. Decidimos desacelerar o tempo e congelar uma parte dele na nossa própria cápsula do tempo. Tirar o melhor dos dourados anos 60 e combiná-lo com as nossas capacidades dos dias de hoje, mantendo desta forma uma experiência de condução pura, mas refinada", sublinhou Christian Dahl, o CEO da Cyan Racing.

A Cyan Racing pretende produzir uma edição limitada deste P1800, mas não revelou o número de unidades nem o preço deste exclusivo modelo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal