Da pista para a estrada: Lamborghini apresenta o novo Huracán STO | AUTOPORTAL
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Da pista para a estrada: Lamborghini apresenta o novo Huracán STO

  • Redação Autoportal
Lamborghini Huracán STO
Lamborghini Huracán STO
Novo modelo com 640 cv de potência vai chegar na primavera de 2021

A Lamborghini apresentou esta quarta-feira o novo Huracán STO, que mais não é que a variante de estrada do modelo de pista.

O novo modelo que vai começar a chegar aos clientes na primavera de 2021, está dotado de um potente motor V10 de 5.2 litros, naturalmente aspirado, capaz de debitar uma potência de 640 cv e um binário de 565 Nm, com tração traseira.

Estes números permitem ao Huracán STO acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 9,0 segundos e atingir uma velocidade máxima de 310 km/h.

O design exterior deste novo Lamborghini foi pensado para alcançar uma elevada eficiência aerodinâmica e para isso o Huracán STO conta com um capot, vãos laterais e para-choques dianteiros são feitos de uma única peça.

Para além disso as novas entradas de ar situadas no capot que contribuem tanto para reduzir a temperatura do motor e ao mesmo tempo aumentar a força descente (downforce).

A frente incorpora ainda um novo 'splitter' (lábio), que tem como missão dirigir fluxo de ar para baixo do carro, e para o difusor traseiro.

Um novo para-lamas traseiro, derivado do Super Trofeo EVO, proporciona tanto uma redução da superfície frontal do veículo, e, por consequência, do arrasto, como incrementa a 'downforce' sobre o eixo posterior e a eficiência aerodinâmica global.

Por seu lado um coletor de admissão NACA, integrado no para-lamas traseiro do STO, funciona como tomada de admissão de ar do motor, com a conduta encurtada a permitir alcançar uma diminuição de 30% das perdas de pressão estáticas.

O Huracán STO conta ainda com uma barbatana e uma asa traseira, que contribuem para melhorar as suas capacidades dinâmicas, particularmente em curva. Nessas condições, o fluxo de ar proveniente da frente possui um ângulo de rotação, e os diferentes níveis de pressão, gerados pelos dois lados da barbatana, criam um efeito positivo na estabilidade direcional. A barbatana também contribui para direcionar o fluxo de ar para a asa posterior, incrementando a respetiva eficiência em curva.

Desta forma o novo STO aumentou em 37% a sua eficiência aerodinâmica e em 53% o ‘downforce’, face ao Huracán Performante.

Para além disso o novo Lamboorghini apresenta um peso de 1.339 kg, beneficiando do recurso à fibra de carbono em mais de 75% dos seus painéis exteriores, jantes em magnésio de 20 polegadas, um para-brisas 20% mais leve.

Para além disso, no interior, as bacquets e painéis das portas em carbono ajudam a reduzir o peso deste supercarro.

O novo Lamborghini conta com três modos de condução que exemplificam o espírito da competição do Huracán STO, centrado nos ambientes de condução de alta performance: STO, Trofeo e Pioggia.

O modo STO, selecionado por omissão, é para condução em estrada e divertimento em traçados sinuosos. Cada vertente do sistema de gestão da dinâmica do veículo Lamborghini Veicolo Dinamica Integrata (LDVI) é otimizado para todas as condições de estrada, e conjugado com uma afinação de suspensão orientada para a estrada.

No modo Trofeo, todos os sistemas são otimizados para asfalto seco e para os mais rápidos tempos por volta em pista.

Já o modo Pioggia (chuva) otimiza o controlo de tração, a vectorização de binário, a direção às rodas traseiras e o ABS para asfalto molhado. O controlo de tração e o sistema de travagem são calibrados para minimizar a perda de aderência e o corte de binário do motor, com o sistema LDVI a efetuar uma estimativa precisa para entregar apenas o binário necessário em situações de piso molhado.

A vectorização de binário reflete as baixas condições de aderência e garante o melhor desempenho em curva, ao passo que a suspensão é calibrada para maximizar a aderência e melhorar a transferência de massas.

Para suster toda a potência do novo Huracán STO, a Lamborghini dotou este modelo de novos travões carbo-cerâmicos da Brembo inspirados na tecnologia utilizada na F1, que contribuem para travar o STO a uma velocidade de 100 km/h em 30 metros e a 200 km/h em 110 metros.

Amarca de Sant'Agata Bolognese fez saber que o novo Huracán STO vai estar disponível nas cores Blue Laufey e California Orange e que o preço deste bólide para a europa, arranca nos 249.412 euros excluindo impostos.

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